Festa do Bom Jesus de Penedo completa 135 anos com procissão, missa e show

Os festejos em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes foram concluídos em Penedo neste domingo, 13. No aniversário da 135ª edição da maior festa religiosa de toda a região do Baixo São Francisco, devotos e romeiros renovaram sua fé no santo padroeiro dos ribeirinhos.

A imagem que representa o gesto de Jesus para acabar com a tempestade em um lago, durante a travessia que fez junto com seus discípulos – em sua maioria homens pescadores –, deixou a Capela da Santa Cruz às 14h30. O percurso feito até o porto das balsas acontece sob aplausos dos moradores e visitantes que chegam em caravanas.

Outro momento de exaltação da religiosidade acontece quando Bom Jesus dos Navegantes é colocado na balsa que lidera a procissão fluvial. Em terra firme, as pessoas acenam e se emocionam com o cortejo que reúne dezenas de embarcações, trajeto monitorado por equipes da Marinha e dos Bombeiros.

As irmãs Rosa e Rosete dos Santos estavam em um catamarã que fez todo o percurso, sendo a primeira vez que Rosete deixou Penedo – onde reside – para seguir a procissão nas águas do Rio São Francisco. Ela conta que perdeu o receio de subir na embarcação e acompanhou a irmã Rosa, que voltou para a cidade natal depois de passar 42 anos em São Paulo.

Primeira vez

“Foi a minha primeira procissão acompanhando do rio, vendo as pessoas que ficam na Rocheira, o pessoal do Barro Vermelho, tinha muita gente em Santana do São Francisco, foi lindo. Não perco mais”, declarou a professora aposentada Rosete dos Santos, citando locais onde a passagem da procissão é saudada com fogos de artifício e o carinho dos moradores.

Outra devota que seguiu sua profissão de fé em Penedo foi Maria Aparecida dos Santos. Moradora da cidade de Neópolis-SE há 30 anos, ela fez um pedido comovente. “Eu só peço que Bom Jesus navegue no coração dos políticos para que eles tenham compromisso com nosso povo na educação, na saúde, na segurança, que eles tragam trabalho para os nossos jovens, por isso eu peço a Bom Jesus para abrir o coração e a mente dos governantes”, disse a viúva e mãe de duas filhas por volta das 17 horas, logo após o retorno da procissão ao porto das balsas, em Penedo.

A celebração religiosa seguiu até as imediações da Praça da Santa Cruz, onde uma missa campal foi realizada pela Diocese de Penedo. A programação foi concluída com o show do grupo católico Anjos do Resgate na arena de eventos montada pela Prefeitura de Penedo na orla da cidade para as atrações artísticas da celebração que renova a fé de romeiros, devotos e fiéis do Bom Jesus dos Navegantes.

penedo.al.gov.br

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com