Destaque

Em missa solene Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Penedo recebe 11 novos acólitos e ancilas

Em uma solenidade religiosa simples e participativa,com a presença de pais e familiares realizada no último domingo(22) na Catedral Diocesana de Penedo , 11 novos  acólitos e ancilas receberam a vestição conduzida pelos pais em seguidas, todas as vestes e crucifixos  foram abençoados  pelo Presidente da Santa Missa Padre Edinaldo .

Agora vem a pergunta: o que significa acólito e ancila? São as mesmas coisas de Coroinha? Não!  “No Brasil confundem-se sempre acólito com Coroinha. Coroinha é uma criança ou adolescente  geralmente do sexo masculino que auxilia aos sacerdotes  nas funções do altar. Na década de 90, o Santo Papa João Paulo II autorizou que meninas também pudessem exercer essa função.”Sendo assim o  coroinha não é um ministro instituído, característica do acólito.

Por outro lado, acólito e ancila significa  servidor, seguidor ou acompanhante e tem como missão está a disposição dos Diáconos e sacerdotes no altar, e deve ser pontual nas celebrações para não atrasar o ato religioso isso  é deselegante e falta de educação. Por sua vez, deve está já com sua veste e preparado para quando o Padre chegar na sacristia.

É bom lembrar que acólitos e Coroinhas mesmos tendo atribuições diferentes, são importantes e fundamentais  para a vida da Igreja católica, e para o êxito da Liturgia. Porque, é daí que nascem os grandes e promissores sacerdotes.

 

Por redação

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar