Covid 19: A importância de ficarmos em casa!

 

Estamos passando por uma situação nova, diante da existência de casos de uma doença viral sobre a qual temos muitas informações e poucas certezas. Com a possibilidade de casos confirmados aqui na nossa região, um aumento de dúvidas a respeito de como agir é normal.E entre as poucas certezas que temos é sobre a importância do isolamento social, a tão falada quarentena ou simplesmente; é a ordem para ficarmos em casa!
Essa medida é importantíssima, pois sabemos que o contágio pelo coronavírus é muito rápido, e não devemos nos expor a possibilidade de contágio, especialmente as pessoas dos grupos de riscos: idosos, diabéticos, hipertensos, pacientes cardíacos, pessoas com problemas de ordem respiratória, pacientes em quimioterapia, enfim pessoas que tenham alguma redução da imunidade.
Mas para que ficar em casa? Para não aumentar o número de pessoas doentes. Sabemos que na maioria dos casos, as pessoas que estão contaminadas pelos coronavírus não terão nada mais do que uma gripe ( sendo a tosse persistente, a febre e a falta de ar os principais diferenciais). Mas existem os casos graves onde a internação e a respiração por aparelhos podem ser necessária. E se o número de pessoas doentes for muito grande, as chances de termos esses casos graves também se tornam maiores. E nós não temos na nossa região leitos hospitalares para acomodar a todos os possíveis casos graves.
Não queremos que a situação chegue a esse extremo, assim como está ocorrendo na Itália, onde os pacientes em estados mais preocupantes passam por uma avaliação de gravidade para serem internados ou não.
Por hora, nada de pânico! Se necessário sair, vamos seguir as solicitações da OMS (Organização Mundial de Saúde), tais como evitar aglomerações, manter distância entre as pessoas, lavar as mãos sempre que tocarmos algo que muitos tenham tocado, se não pudermos lavar, usar álcool gel em concentrações de 60 -70%. (abaixo ou acima disso não são eficazes no combate ao vírus). Estamos em casa, mas não estamos de férias! Que Deus nos proteja! E que a ciência nos salve!!

Janaína de Fátima Fontes
(Biomédica CRBM 2ª R – 3308 e Gestora em Saúde Pública e da Família)

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo