Coreia do Norte diz não ter nenhum caso de Covid-19

O número de mortos por Covid-19 nos Estados Unidos já é maior do que 5.000 nesta quinta-feira (2) , segundo contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. Por volta das 23h35 (de Brasília) da última quarta, a quantidade de vítimas fatais estava em 5.116, enquanto o total de casos confirmados chegou a 215.417 em todo país.

O governo da Coreia do Norte voltou a afirmar que o país não registrou nem um caso de contaminação pelo novo coronavírus, apesar da crescente desconfiança em todo o mundo. O país isolado fechou rapidamente as fronteiras em janeiro, quando o vírus foi detectado na vizinha China e adotou rígidas medidas de confinamento.

O comandante das Forças dos EUA na Coreia do Sul, o general Robert Abrams, declarou ser “impossível” que o país não tenha nenhum registro de Covid-19. “Quantos? Não sei dizer, mas sei por suas ações que, por cerca de 30 dias em fevereiro e no início de março, que seus militares estavam trancados e eles usaram métodos draconianos nas passagens de fronteira e nas formações”, afirmou.

As últimas notícias desta quinta-feira:

  • Espanha registra mais de 10 mil mortes por Covid-19
  • Número de mortes diárias na Itália cai e fica abaixo dos 800
  • Mundo se aproxima de 1 milhão de casos em registros oficiais
  • Na Europa, já foram registrados mais de 500 mil casos de coronavírus
  • Mais de mil mortos pela doença na Bélgica
  • Primeiro-ministro de Israel volta para auto-isolamento
  • Presidente das Filipinas autoriza tiros em quem furar o isolamento
  • Alemanha vai mobilizar 15 mil soldados para ajudar em serviços essenciais
  • Mais de 500 mortes registradas no Reino Unido nas últimas 24 horas
  • Suécia transforma comissários de bordo em enfermeiros
  • Putin diz que russos devem se abster do trabalho durante abril
  • Ministério da Saúde convoca profissionais para capacitação emergencial

Em comunicado divulgado em seu site oficial, a Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a reforçar a necessidade de isolamento social para combater o novo coronavírus, além de medidas de higiene. A OMS também pediu aos governantes que disponibilizem estações de higiene em áreas mais pobres, onde não há água e álcool em gel.

O mundo deve atingir nas próximas 24 horas um milhão de contaminados em registros oficiais. Em atualização das 15h, a universidade Johns Hopkings contabilizou mais de 998 mil contaminados e mais de 50 mil mortos pelo mundo. Mais de 204 mil pessoas se recuperaram da Covid-19.

Na Espanha

A Espanha já teve mais de 110 mil confirmações de infecção pelo novo coronavírus e mais de 10 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Desde 14 de março, os espanhóis enfrentam estritas regras de confinamento, o que provocou uma retração da atividade econômica.

O país registrou em março 302.265 novos desempregados, em consequência do impacto da crise de saúde provocada pela pandemia. Este é aumento mais expressivo já registrado nas estatísticas de desemprego, de acordo com a imprensa espanhola.

No Reino Unido

O número de mortes no Reino Unido aumentou em 569 nas útlimas 24 horas, de acordo com o último boletim do departamento de saúde local. O total de mortos chega a 2.921 pessoas. São 33.718 testes positivos em 163.194 submetidos ao exame para detectar a presença do novo coronavírus.

Com o aumento das vítimas e da crise por conta da Covid-19, o secretário de saúde britânico, Matt Hancock, afirmou nesta quinta-feira que os jogadores do Campeonato Inglês (Premiere League) devem ter um corte salarial.

“Acho que todo mundo precisa fazer sua parte nesse esforço nacional e isso significa também jogadores de futebol da Premier League. Pelos sacrifícios que muitas pessoas estão fazendo, incluindo alguns dos meus colegas do Serviço Nacional de Saúde, que fizeram o sacrifício máximo de entrar no trabalho, pegaram a doença e morreram tristemente, acho que a primeira coisa que os jogadores da Premier League podem fazer é dar uma contribuição, fazer um corte salarial e desempenhar o seu papel”, afirmou o secretário.

Hanckock ainda afirmou que deve haver um isolamento rígido para evitar a morte de até 500 mil pessoas no Reino Unido, de acordo com algumas projeções.

Pelo mundo

A Itália está perto dos 14 mil mortos e tem mais de 115 mil casos de Covid-19 em seu território. Destas mortes, 760 foram registradas nas últimas 24 horas, cifra menor do que a do dia anterior, informou Angelo Borelli, chefe de Proteção Civil do país. Mais de 18 mil já se recuperaram da doença e 2.477 foram infectados nas últimas 24 horas. Do total de contaminados, 4.053 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ao redor do país.

Documentos mostram que os governos da União Europeia podem ter piorado a situação de falta de máscaras e equipamentos médicos superestimando suas respectivas capacidades de resposta. Os países membros perceberam a gravidade da Covid-19 em março e, ao invés de se concentrarem em ações conjuntas, muitos recorreram à medidas protecionistas, levantando barreiras comerciais para impedir a exportação de equipamentos médicos para seus vizinhos.

No continente europeu, foram registrados mais de 500 mil casos de contágio do novo coronavírus, de acordo com a AFP. São mais de 34 mil mortos na região, principalmente em Itália e Espanha.

O governo da França está preparado para dar suporte à Air France KLM, a fim de manter intacta a transportadora aérea franco-holandesa, de acordo com o ministro das finanças francês, que rejeitou a possibilidade de um desmembramento. O país já ultrapassa a marca de 5.300 mortos.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin decidiu hoje que os russos deverão se abster do trabalho durante todo o mês de abril. O líder também assegurou que será um período de licença remunerada, tratando-se de uma medida necessária para conter a disseminação do coronavírus no país.

O Paquistão e Alemanha anunciaram o prolongamento das medidas de isolamento. Em território alemão, a medida vai até 19 de abril. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, voltou a se isolar depois que seu ministro da Saúde foi diagnosticado com coronavírus.

As forças armadas da Alemanha vão mobilizar 15 mil soldados a partir de sexta-feira para apoiar as autoridades regionais no combate à Covid-19. Os soldados serão usados para proteger a infraestrutura crítica (artigos e serviços essensciais para o funcionamento da sociedade), distribuir equipamentos médicos e montar hospitais improvisados.

A ministra da defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, disse que essa é a primeira vez que um contingente deste porte é destacado dessa maneira. Em entrevista à agência estatal ARD, ela chamou a luta contra o coronavírus de “maratona”. O uso da força militar na Alemanha é considerada uma questão delicada e usada em situações extremas da constituição democrática do país no pós-guerra.

Mais de mil pessoas morreram em consequência do coronavírus na Bélgica, um balanço que dobrou em três dias neste reino europeu de 11,4 milhões de habitantes, anunciaram as autoridades de saúde. A Bélgica registra 1.011 óbitos desde o início da pandemia, com 15.348 casos de contágio.

Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte disse em discurso televisionado que deu ordens para policiais e militares atirarem em quem estiver atrapalhando furando o isolamento social. “Está entendido? Morto! Em vez de causar problemas, eu vou enterrá-lo”, disse em um dos trechos e ainda afirmou que o abuso de trabalhadores médicos é crime grave e não será tolerado. O presidente é conhecido por fazer declarações fortes para enfatizar seus argumentos.

A partir desta quinta, o primeiro grupo de comissários treinados de forma intensiva na Suécia entra na linha de frente de combate à Covid-19, a fim de reduzir a sobrecarga de médicos e enfermeiros no país. A expectativa é de que mais de mil funcionários da SAS irão aderir ao programa de treinamento, oferecido gratuitamente em Estocolmo na Universidade Sophiahemmet.

Em Portugal, todos os aeroportos para voos comerciais foram fechados por cinco dias durante o período da páscoa por conta do coronavírus. O país registra mais de nove mil casos confirmados e 209 mortos.

Já a Arábia Saudita anunciou toque de recolher de 24 horas nas cidades de Meca e Medina para impedir a propagação do coronavírus.

Aumento de casos no mundo

Nas últimas 24 horas, o Japão registrou 277 novos casos de coronavírus, o maior aumento diário de casos no país até aqui. Ao todo, 2.384 pessoas já foram infectadas e há 57 mortes.

O Canadá também registrou aumento nos infectados nas últimas 24 horas. Agora são 10.132 pessoas com a Covid-19 e 131 mortes.

O Malaui, por sua vez, confirmou os três primeiros casos de coronavírus no país nesta quinta-feira. De acordo com as autoridades locais, os infectados pela Covid-19 chegaram à região através da Índia.

No Brasil

O uso de máscaras diminui a presença do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no ambiente e pode frear uma possível segunda onda de casos de Covid-19 no Brasil, de acordo com a médica cardiologista Jaqueline Scholz.

“A principal medida para evitar a propagação do vírus é o isolamento social. A recomendação para todos usarem máscaras é para quando houver a transição do isolamento social para o isolamento vertical [quando ficam em quarentena apenas os grupos de risco]”, afirma Scholz. “O uso de máscara é imperioso para evitar uma segunda onda de contaminação”, alerta.

No vídeo acima, o apresentador do programa “Combate ao Coronavírus”, Márcio Gomes explica como é fácil fazer uma máscara de pano.

O Ministério da Saúde publicou uma portaria que convoca cerca de 15 categorias da área da saúde para realizar capacitação, em caráter emergencial, para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde, SUS, no combate ao coronavírus. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Médicos e enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e até veterinários e profissionais de educação física foram convocados.

Fonte: GazetaWeb
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo