Concurso de Quadrilhas Matutas 2020 abre inscrições em abril

Os preparativos para o Concurso de Quadrilhas Matutas Sesc/Semed já começaram. O evento está na 19ª edição e é considerado um dos maiores espetáculos juninos da capital. O Concurso que será realizado nos dias 2, 3 e 4 de junho/2020 no espaço recreativo do Sesc é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

De acordo com o Coordenador de Ação Cultural da Rede Municipal de Ensino, Tércio Smitt, as inscrições serão realizadas no período de 1 de abril até 15 de maio, de segunda à sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h, na Semed – Farol, no setor de Ação Cultural. “O concurso tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais da época junina. É nosso objetivo despertar a relação de pertencimento e o interesse pelas artes populares, além de contribuir com eventos que cultivam à arte e cultura como forma de preservação das tradições”, disse o coordenador.

“As comemorações juninas das escolas se inicia a partir do desenvolvimento do concurso de quadrilhas matutas compostas por alunos da Rede Municipal de Ensino. Nossa proposta é estimular, nos jovens estudantes, o espírito esportivo, cultural e o desenvolvimento de atividades artísticas, que representem os costumes e tradições, envolvendo a participação social de todos. Ao promover o concurso, cria-se um vínculo maior entre o estudante e sua escola, estimula o aluno a participar de atividades culturais, contribuindo para a maior integração e participação social, algo necessário para a formação de uma sociedade mais sadia”, avaliou a técnica do Setor de Ação Cultural, Socorro Monteiro.

De acordo com o regulamento, participam do concurso as escolas que inscreverem os grupos constituídos por, no mínimo, 10 pares e, no máximo, 20 pares. Todos devem estar devidamente matriculados e com frequência regular.

Ainda conforme regulamento, as quadrilhas deverão apresentar os seguintes passos: cumprimento de damas e cavalheiros; serrote; Rose-Marie, túnel; grande roda e caminho da roça; balancê; o “viva aos santos dos festejos juninos” (grito de guerra).

Mais informações – Coordenadoria de Programas Suplementares 3312-5620

cadminuto

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo