Alagoas

Cerca de 140 mil jovens devem ser imunizados contra o sarampo em AL

Começou nesta segunda-feira (18) e segue até o dia 30 de novembro a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Desta vez, o público alvo são os jovens de 20 a 29 anos. Cerca de 140 mil pessoas em Alagoas devem ser imunizadas. Os municípios são os responsáveis pela aplicação.

A vacina aplicada é a tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, imuniza também contra a rubéola e a caxumba.

Na primeira etapa da campanha, que aconteceu do dia 7 ao dia 25 outubro, crianças de seis meses a menores de 5 anos foram vacinadas; durante a campanha, cerca de 5 mil crianças de AL foram imunizadas. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com a Sesau, o repasse das vacinas foi realizado nas unidades de distribuição – localizadas em Maceió; Santana do Ipanema; Palmeira dos Índios e União dos Palmares – e cada secretaria de saúde dos 102 municípios do Estado fica responsável pela distribuição e aplicação da vacina nas unidades básicas de saúde.

Diariamente a tríplice viral é aplicada

Pessoas com até 49 anos podem se imunizar contra a tríplice viral. Ela faz parte do calendário básico de vacinação; então, diariamente, crianças, jovens e adultos podem ser vacinados, no entanto, a campanha se faz necessária para impulsionar a população à imunização.

Além da tríplice viral, faz parte do calendário básico de vacinação para pessoas com idades entre 20 e 29 anos – público alvo desta etapa da campanha contra o sarampo – as vacinas contra a hepatite B e a dT, contra tétano e disenteria. Todas as vacinações podem ser aplicadas no mesmo dia, sendo que elas têm dosagens diferentes. Para algumas, se faz necessário o retorno à unidade de saúde para a aplicação de outras doses.

gazetaweb

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar