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Buscando atender clientes, Equatorial lança coluna com dicas e esclarecimentos sobre uso de energia

A Equatorial Alagoas, ouvindo a população e com a intenção de levar informação aos seus clientes e à sociedade, lança essa coluna semanal com dicas, informações e orientações do uso adequado, direitos e deveres, segurança e outros assuntos de interesse.

Nessa semana vamos falar sobre dois temas importantes e que a população vem nos perguntando:

MINHA CONTA AUMENTOU NOS ÚLTIMOS MESES COM OS MESMOS EQUIPAMENTOS. ISSO PODE ACONTECER?

Com a chegada da estação mais quente do ano, há um aumento natural no consumo de energia em todo o país. Com o calor, é natural a mudança no comportamento e as pessoas passam a utilizar mais os equipamentos como ventilador ou ar-condicionado que são ligados por mais horas durante o dia, e ainda há quem use os dois de forma simultânea. Também acabam abrindo e fechando a geladeira mais vezes para beber água. Todas essas situações, repetidas com frequência, acabam elevando o consumo de energia no mês. Além disso, o tempo mais quente faz com que haja um esforço maior de aparelhos de ar-condicionado e geladeira para manter a temperatura.

O fato de o verão coincidir com o período das férias escolares também contribui para uma elevação do consumo de energia nesta época do ano. Com as férias, a rotina muda, pois são mais pessoas dentro de casa. E por isso a atenção ao consumo deve ser redobrada, especialmente com crianças e adolescentes que costumam passar muitas horas com mais de um equipamento ligado ao mesmo tempo, como televisores, videogames e computadores.

Os clientes que tiverem alguma dúvida em relação ao consumo cobrado na conta de energia, devem se dirigir a um posto de atendimento com a leitura do medidor ou entrar em contato por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. Se for constatado algum erro, a conta é corrigida e é gerada uma nova fatura para o consumidor.

POR QUE A EQUATORIAL TEM REALIZADO A TROCA DOS MEDIDORES?

Em levantamento feito pela empresa, 23% dos medidores instalados nas unidades consumidoras do estado estavam faturando apenas a taxa de disponibilidade do sistema (quantia mínima cobrada pela concessionária de energia da sua região para que seja disponibilizado o serviço de eletricidade). Em muitos casos, os clientes estavam com medidores parados há meses ou há anos. Nessa situação, estava sendo cobrado apenas a taxa mínima, pois não havia o registro do consumo real dos imóveis. Dessa forma, é esperado um acréscimo no valor da conta de energia após a mudança do equipamento que agora está realizando o registro correto do consumo da energia.

A Equatorial também tem realizado a substituição de medidores por motivos de segurança. Os equipamentos com algum tipo de anomalia põem a unidade consumidora ao risco de curto-circuito e incêndio. Além disso, a substituição também ocorre quando os equipamentos apresentam algum tipo de falha na medição e não registram o consumo correto da unidade.

De acordo com Art. 73, § 3º da Resolução Normativa 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), fica a critério da distribuidora, substituir os medidores, padrões de aferição e demais equipamentos de medição. Vale ressaltar que todos os medidores são homologados pelo Inmetro, órgão responsável por atestar este tipo de aparelho.

Quer que a gente esclareça uma dúvida ou fale de algum tema aqui na coluna? Envie uma mensagem para as nossas redes sociais @equatorial.al que vamos escolher algumas perguntas para responder.

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