Bolsonaro lidera intenções de voto para 1º turno da eleição presidencial 2022 em todas as regiões do País, aponta pesquisa

Jair Bolsonaro é o favorito de 38% dos eleitores e lidera as intenções de voto para o 1º turno na disputa à Presidência da República, em 2022. É o que aponta a pesquisa PoderData, divisão de estudos estatísticos do site Poder 360, onde ela foi divulgada nesta quinta-feira (6). O levantamento também apontou que o atual presidente também é o preferido pelos eleitores pesquisados em todas as regiões do país.

Ainda segundo a análise, o ex-ministro da Educação e adversário de Bolsonaro na última eleição presidencial, Fernando Haddad (PT), aparece em 2º lugar, com 14% das intenções de voto.

Conforme a pesquisa, a diferença entre o presidente e o petista é de 24 pontos percentuais. Maior que os 17 pontos percentuais que os separaram no 1º turno de 2018. Onde Bolsonaro 46% dos votos e Haddad 29%.

Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça, aparece na 3ª colocação, com 10% da preferência do eleitorado pesquisado. O levantamento também incluiu Ciro Gomes (PDT), Luiz Henrique Mandetta (DEM), João Doria (PSDB) e Flávio Dino (PC do B).

A pesquisa avaliou também as intenções de voto para cada 1 dos candidatos por região, sexo, idade, escolaridade e renda.

Considerando os dados por região, Bolsonaro tem a maior preferência em todas as regiões do país. Os dados indicam que possivelmente ele ganharia a eleição em 1º turno se só homens pudessem votar, pois tem 50% de apoio nesse grupo. Haddad, tem 13% das intenções do eleitorado masculino. Já as mulheres que apoiam a reeleição do presidente em 2022 somam 27% –maior percentual entre os possíveis candidatos.

Em relação a renda, o maior percentual (39%) das intenções de voto de Bolsonaro é entre os desempregados e sem renda fixa –justamente aqueles que recebem hoje o auxílio emergencial. Nesse grupo, Haddad é o 2º a ter mais apoio, com 11% das intenções. A diferença entre os 2 é de 28 pontos percentuais.

O levantamento mostra que Bolsonaro é o favorito entre os jovens de 16 a 24 anos, com 40% das intenções de votos desse grupo. Há empate técnico entre Haddad e Moro, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais. O petista tem 12% e o ex-juiz da Lava Jato tem 10% da preferência entre os mais jovens.

O pior desempenho do presidente é entre os eleitores mais ricos –os que recebem mais de 10 salários mínimos e representam 3% do eleitorado brasileiro. Nesse grupo, Bolsonaro tem 18% contra 21% de Haddad e 17% de Doria. Pela margem de erro, é possível dizer que os 3 candidatos estão embolados nesse eleitorado, em empate técnico.

A pesquisa foi realizada de 3 a 5 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Cadaminuto

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo