Banco abre edital emergencial para apoiar artistas na crise

O banco Itaú lançou um edital emergencial do Itaú Cultural, voltado para artistas que possam distribuir suas obras por meio das redes sociais. Chamada de “Arte como respiro”, a iniciativa visa minorar o impacto da pandemia do novo coronavírus no setor cultural – o primeiro a ser atingido pela crise decorrente do isolamento social. As inscrições estão abertas e, na primeira etapa, artistas podem inscrever trabalho de artes cênicas (circo, dança e teatro), até esta sexta-feira (10). Música e artes visuais também serão contempladas posteriormente.

O edital lançado para a área de cênicas atua em dois eixos. Um deles contempla trabalhos produzidos no período da quarentena, em que o proponente poderá propor uma apresentação em tempo real ou enviar o trabalho já gravado em vídeo, desde que realizado nesta condição de recolhimento. O outro volta-se para um espetáculo cênico completo apresentado em material audiovisual gravado anteriormente, desde que seja ajustado a este período, com uma intervenção gerada no momento de suspensão social.

As inscrições ocorrem por meio do site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br). De acordo com o edital, 120 projetos serão selecionados – até 90 no eixo “trabalhos produzidos na quarentena” e até 30 no eixo “espetáculo cênico completo já gravado” – considerando critérios poéticos, apuro técnico, capacidade de realização e maior possibilidade de recepção de públicos. Todos os selecionados receberão valores de até R$ 10 mil como remuneração pelo licenciamento dos direitos autorais do trabalho. Os contemplados serão informados por e-mail no dia 25.

“Em meio a esta pandemia que afeta a todos nós, cada setor precisa estar ainda mais junto para buscar soluções ou formas de diminuirmos o impacto negativo deste momento”, observa Eduardo Saron, diretor do banco. “Com esta ação, reafirmamos o nosso papel de fomentar a arte e estimular a difusão do fazer cultural, construído durante mais de três décadas”, continua ele. “Este é um movimento que busca provocar a evolução e capacidade criativa do setor”, completa.

O diretor enfatiza, ainda, que a intenção da instituição financeira é contribuir com os artistas no atual contexto da crise e evidencia a contribuição do setor criativo para a economia. “Acreditamos que as instituições que têm condições semelhantes a nós possam desenvolver programas e ações para oferecer mais imaginação, criatividade e oxigênio afetivo, em circunstâncias tão difíceis para a população, e, ao mesmo tempo, garantir algum apoio para a economia da cultura”, diz.

Os trabalhos selecionados serão apresentados ao público de acordo com uma agenda organizada pela equipe de artes cênicas do banco. A ideia é que a agenda contemple dois meses de programação, podendo se estender, a depender do quadro social, da necessidade de prolongamento do isolamento ou das necessidades da própria instituição.

“Este edital tem o propósito de abrir espaço e recursos para toda essa movimentação que vimos crescer nas redes e plataformas online nessa temporada de necessidade de isolamento social”, diz Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes cênicas da instituição. “É uma forma, também, de acolher um recorte de grupos e artistas que não estão conseguindo lidar com essa instância do ‘fazer de casa’, uma vez que aceitamos materiais audiovisuais produzidos antes da situação do isolamento”, observa ela.

Serviço

Edital Itaú Cultural – Arte como respiro

Inscrições: de 6 a 10 de abril pelo site www.itaucultural.org.br

Quem pode se inscrever: pessoas físicas e jurídicas

Valor do edital: máximo de 10 mil por projeto

gazetaweb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo