Ayres afirma que não haverá lockdown e diz que “população está confundindo quarentena com férias”

Em coletiva virtual realizada nesta segunda-feira, dia 04, o secretário de Estado da Saúde Alexandre Ayres lamentou a falta de comprometimento da população, no combate ao coronavírus, e disse que “as pessoas estão confundindo a quarentena com férias, porém podem ter um final trágico e culminar na morte de pessoas amigas ou da família”

O secretário comentou que os médicos que integram a sala de situação da Secretaria do Estado de Saúde (Sesau) terão assistência ampliada. A partir desta terça-feira (5) serão realizados exames de tomografia para os pacientes das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) ou da Central de Triagem e, ainda para o mês de maio, há 3 mil exames contratualizados, sendo realizados cerca de 100 por dia.

Ayres falou sobre os 1.538 casos confirmados e os 72 óbitos e comentou que um ponto que “tem tirado o sono” é a ocupação dos leitos. O secretário explicou que atualmente há 430 leitos, com uma ocupação de 54% dos localizados em UTI. “No caso de Maceió, dos 100 leitos disponíveis, 62% estão ocupados e isso é muito preocupante, reforçando ainda que há hospitais que já estão com a ocupação esgotada”.

Para a abertura do Hospital Metropolitano, o secretário falou que o edital deve ser publicado até a próxima quarta-feira (6) e deve ofertar 300 vagas.

Ayres reforçou que se a sociedade não colaborar não haverá leitos para todos.  Ele também disse que não haverá lockdown, mas haverá medidas ainda mais restritivas, já que a população não tem colaborado, “diante das orientações de infectologistas será mais restritivo”, afirmou o secretário.

Quanto aos casos em investigação, o Alexandre Ayres disse que “as pessoas com síndromes gripais já são enquadradas nos casos suspeitos, para que possam ser monitorados e investigados mais de perto”.

O secretário afirmou também que o Hospital de Campanha deve iniciar a estruturação nos próximos dias e na próxima semana deve estar em funcionamento assim como o Centro de Triagem do Benedito Bentes.

Cada minuto

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo