Após caso suspeito do Covid-19, prefeitura de Penedo adota medidas emergenciais

O município de Penedo registrou um caso suspeito do coronavírus e aguarda o resultado feito no paciente, que está em isolamento domiciliar. Diante da possível chegada do vírus à cidade, a prefeitura decidiu adotar, a partir desta quinta-feira (9), algumas medidas estabelecidas em decreto e que afetam o poder público e a iniciativa privada.

Uma delas foi a criação de um Gabinete de Crise, que está sendo gerenciado pelo secretário de Saúde da cidade, Marcos Beltrão. A partir de hoje até o próximo dia 2 de abril, ficam suspensas as aulas na rede municipal e o transporte de estudantes. O município também vai doar os produtos perecíveis que integram a merenda escolar

Os eventos públicos e privados de qualquer natureza ficam todos suspensos, assim como reuniões e toda a festa de aniversário da cidade, comemorado no mês de abril.

Atendimento ao público

Buscando a prevenção ao coronavírus, algumas secretarias terão horário reduzido e outras irão trabalhar apenas internamente. Ficarão abertas ao público, das 8h às 12h, as pastas da Educação (setor do Bolsa Família), Assistência Social (plantão social na sede) e Saúde (marcação de consultas, exames e transportes). Os demais setores funcionam em regime interno.

Os serviços da Superintendência de Recursos Humanos, tais como contracheques e informativo de rendimentos para Imposto de Renda deverão ser solicitados pelo e-mail: seplag@penedo.al.gov.br.

Alguns setores estão com horário e atendimento reduzidos por número de pacientes: O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) fica aberto das 8h às 12h. O atendimento médico deverá limitar-se aos pacientes em crise. Ficam suspensos grupos e outras atividades individuais. O Laboratório Municipal atenderá apenas 60 pacientes por dia. Já o Centro de Saúde III (SESP), o número de atendimentos especializados sofrerá redução. A redução também serve para o Centro de Saúde da Mulher, apenas 20 por turno. E o Centro de Diagnóstico Dr. Almir Nogueira Lopes, redução no atendimento e horário aberto ao público das 7h às 13h.

Feira de livre de Penedo e mercados públicos

Outra preocupação dos gestores é com a circulação nas feiras livres (Comércio, Santa Luzia e Feira da Agricultura Familiar) e mercados públicos. Entre as ações imediatas, regramento das bancas (um metro de distância entre elas). Além do prolongamento da feira livre para a Rua Ulisses Batinga e Aterro da Lagoa do Oiteiro. Mesma regra segue para os seis mercados públicos no que diz respeito à distância. A comercialização de alimentos deverá atender resolução da Vigilância Sanitária – o que deve acontecer conforme orientações técnicas.

Primeiro suspeito de Coronavírus

Uma pessoa apresentando os sintomas do Coronavírus esteve ontem na Unidade de Pronto Atendimento de Penedo (UPA) e foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar. A pessoa teve material colhido para que seja feito o teste que pode descartar ou comprovar a doença. O resultado deve sair dentro de 48 horas.

“Já adianto que todas as medidas estão sendo tomadas com esse caso suspeito”, encerrou o presidente do Gabinete de Crise, Marcos Beltrão.

GazetaWeb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo