Alagoas tem um respirador para cada seis mil habitantes, diz Ministério da Saúde

Alagoas tem um respirador para cada 6.087 habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde e foram levantados pelo portal de notícias G1 O estado tem, proporcionalmente, a 5ª pior situação do País.Encabeça a lista de pior situação o estado do Amapá, com 9.122 moradores para um aparelho. Logo em seguida vem Piauí, com 7.285 aparelhos por habitante; Maranhão, com 6.677 e Pará, com 6.139.

As melhores situações estão no Distrito Federal, com 1.420 habitantes para cada respirador, Rio de Janeiro, com 2.303; São Paulo, 2.490;Mato Grosso, 2.503 e Espírito Santo, com 2.760.

Segundo o Ministério da Saúde, há 65.411 ventiladores mecânicos no país, sendo que 46.663 estão no Sistema Único de Saúde (SUS). Do total, 3.639 encontram-se em manutenção ou ainda não foram instalados. Não é viável prever, com exatidão, de quantos aparelhos o Brasil necessitará nas próximas semanas – dependerá do número de contaminações. Mas é possível dizer que a distribuição dos respiradores é desigual.

Segundo o Ministério da Saúde, há a expectativa de adquirir 17 mil respiradores. “Já adiantamos uma possível compra de 8 mil deles. Daria para acalmar São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, as capitais”, afirmou o ministro Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de imprensa na quarta-feira (1º).

Ele ressaltou que não é possível assegurar que todos esses equipamentos serão entregues – de acordo com o ministro, a disputa pelos aparelhos é grande. Mesmo depois da assinatura do contrato, alguém oferece mais dinheiro ao fornecedor e compra os aparelhos por um preço mais alto.

GazetaWeb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo