Alagoas erradicou sarampo, garante Secretaria de Saúde

r de o sarampo ter sido erradicado em Alagoas, como assegura a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os pais devem ficar atentos ao calendário de vacinação. É que a queda da taxa de cobertura vacinal a cada ano preocupa as autoridades da área de saúde, sobretudo com registros da doença em Roraima e no Amazonas, cuja capital, Manaus, decretou situação de emergência em virtude do surto que pode ter ligação com as mortes de duas crianças.

Segundo a Sesau, o último caso de sarampo em Alagoas ocorreu em 1999. Mesmo assim, a imunização continua sendo disponibilizada nas unidades de saúde da capital e interior.

“As coberturas vacinais vêm caindo nos últimos anos e, por isso, o Programa Nacional de Imunização (PNI) chama a atenção dos alagoanos, principalmente dos pais, para que não descuidem de atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos. No caso do sarampo, a criança deve tomar duas doses, sendo uma aos 12 meses de vida e a segunda aos 15 meses”, diz a nota.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, em 2017, a cobertura vacinal de sarampo ultrapassou a meta do Ministério da Saúde de 95%, imunizando 95,55% do público-alvo.

GazetaWeb

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com