AL registra 23 padres infectados pelo coronavírus, aponta levantamento da CNBB

Com a opção de funcionar com pelo menos 30% de sua capacidade na capital do Estado, de acordo com o decreto publicado pelo governo de Alagoas no dia 3 deste mês, a Igreja Católica enfrenta uma situação delicada em relação ao novo coronavírus. Levantamento divulgado esta semana pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) – órgão vinculado à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – aponta que 23 padres já foram infectados pelo novo coronavírus, sendo que um deles – o padre Nilton Marques, que atuava na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro da Levada – acabou não resistindo e faleceu em decorrência da doença, no dia 11 de junho deste ano.

O número de padres que testaram positivo para a Covid-19 em Alagoas corresponde a 6,2% dos 368 casos envolvendo padres registrados em todo o País. De acordo com o levantamento da CNP, até a última terça-feira (28), 21 padres tinham morrido em decorrência da Covid-19 em todo o País.

O levantamento da comissão revela que Maceió apresenta o maior número de casos de padres infectados com o novo coronavírus, com onze registros. Em seguida aparecem os municípios de Penedo, com nove ocorrências, e Palmeira dos índios, com três casos.

De acordo com os dados da CNP, a regional Norte 2 da CNBB, que abrange os estados do Pará e Amapá, é o que mais contabiliza infecções de padres por Covid-19, com 58 casos e seis mortes. Em segundo lugar, por número de infectados, está o regional Nordeste 2 que abrange os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com 57 infectados e três mortes.

Além dos 368 padres que testaram positivo para a Covid-19 em todo o País, o levantamento da Comissão Nacional de Presbíteros revela que até a última terça-feira, 11 bispos testaram positivo para a doença em todo o País. Desse total, dois deles não resistiram e acabaram falecendo. Um dele foi o bispo alagoano Dom Henrique Soares da Costa, de 57 anos, que não resistiu às complicações provocadas pela Covid-19 e morreu no sábado (18), no Hospital Memorial São José, do Recife, onde recebia tratamento médico. Ele residia em Pernambuco, onde exercia a função de bispo na Diocese de Palmares desde 2014.

GazetaWeb

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo