DestaquePenedo

Abertura oficial do Circuito Penedo de Cinema acontece nesta segunda-feira, 25

O Circuito Penedo de Cinema faz sua abertura oficial logo mais à noite, na Praça 12 de Abril, local onde é instalada a sala de exibições do maior festival de cinema de Alagoas. Este ano, 60 filmes, entre curtas e longas metragens, estão na programação do evento gera mídia gratuita e um novo fluxo de visitantes para a cidade histórica.

Entre as sessões de cinema, dos encontros para debate e das oficinas de aprendizagem, o público vai circular em Penedo durante uma semana. E um dos pontos que deve despertar a atenção de turistas e artistas locais é o Theatro Sete de Setembro.

A centenária casa de cultura restaurada e modernizada garças a parceria entre Iphan e Prefeitura de Penedo abre as portas para oficina de interpretação, trabalho a cargo do ator Silvero Pereira, o cangaceiro andrógino de Bacurau, filme vencedor de prêmios internacionais que está cartaz na noite de sábado, 30, na sala de exibições do festival penedense.

A estrutura montada na Praça 12 de Abril é o ponto de encontro para público e realizadores do Circuito Penedo de Cinema por ser o local das mostras cinematográficas e projeções dos longas metragens do circuito comercial. Amanhã (terça-feira, 26), já tem Mostra de Cinema Infantil, a partir das 8 horas, e exibição dos trabalhos selecionados para a 6ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental a partir das 14 horas.

Às 19 horas, começam as projeções do 9º Festival de Cinema Universitário de Alagoas. A edição 2019 do Circuito Penedo de Cinema também é a 9ª do Encontro do Cinema Alagoano.

Junto com a mostra competitiva universitária, os eventos realizados pela Ufal, Governo de Alagoas e o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS) são os pioneiros desse novo período da 7ª Arte na cidade que, até o início da década de 1980, recebia artistas renomados durante o Festival de Cinema de Penedo.

Para estimular a formação de novos públicos, o Circuito não se limita a projetar filmes na Mostra de Cinema Infantil. A organização abriu agendamento para escolas públicas e particulares reservar cadeiras na sala de exibições e esteve em unidades de ensino, exibindo curtas e conversando com a plateia encantada com as artes cinematográficas.

Já incluído no calendário de evento dos governos municipal e estadual, o Circuito Penedo de Cinema de Penedo segue firme em seu processo de consolidação no cenário nacional. Este ano, 571 filmes foram inscritos, resultando em 60 selecionados para o festival que proporciona acesso gratuito ao lazer e à cultura, e ainda faz circular dinheiro em diversos setores, principalmente os relacionados com turismo, comércio e serviços.

Até domingo, primeiro dia de dezembro, a população penedense e das cidades vizinhas têm uma agenda cultural diversificada, para diferentes tipos de público, inclusive para quem gosta mais de música. Após a exibição do longa-metragem de cada dia, as atenções se voltam para o palco também instalado na 12 de Abril, onde bandas e artistas em carreira solo farão shows.

Toda a programação do Circuito Penedo de Cinema é de graça. Ninguém paga nada para participar das oficinas, das mesas redondas, das apresentações de trabalhos ou muito menos para acompanhar os filmes e shows musicais. O patrocínio do evento é do Sebrae, da Prefeitura de Penedo e do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar