Abate clandestino volta a crescer em Arapiraca e região

No início desta semana a equipe do Portal 7Segundos flagrou um caminhão da Cooperativa dos Açougueiros de Alagoas (Coopaal) transportando carne clandestina do matadouro de Campo Alegre para o Mercado Público de Arapiraca. A falta de atuação da Vigilância Sanitária tanto no mercado público de Arapiraca como também nos pontos de vendas de carne espalhados pela cidade, tem contribuído para o aumento da comercialização da carne sem higiene.

O município de Campo Alegre possui apenas o selo de inspeção municipal não podendo abater nem comercializar de forma legal animais de outros municípios. Isso por se só já caracteriza uma ilegalidade.

Além disso, com o abate de animais vindos de outras cidades, o abatedouro passa a não ter estrutura suficiente. A carne é transportada em temperatura inadequada ou quente, chegando ao mercado público sem qualidade, facilmente se estragando. De acordo com os próprios marchantes, a  ausência da Vigilância Sanitária no Mercado Público para detectar essa irregularidades tem sido uma constante.

O crescimento do abate clandestino prejudica os comerciantes que abatem de forma correta, em frigorífico certificado e pagam seus impostos. Quem abate o animal no meio do mato ou em locais não autorizados pela municipalidade, comercializa a carne mais barata tornando desleal a concorrência entre os marchantes.

O presidente da Cooperativa dos Marchantes de Alagoas (Coopaal) Marcos dos Santos, afirmou durante entrevista a TV 7Segundos,  que os preços cobrados pelo frigorífico são caros , e muitos marchantes procuram a ilegalidade para realizar o abate do animal.

Outra irregularidade é o transporte dessa carne clandestina que está sendo realizado em um caminhão cedido pela Prefeitura de Arapiraca, o que aumenta mais ainda a ilegalidade. Procuramos a Prefeitura para maiores esclarecimentos, que através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, nos informou apenas que ainda não tem conhecimento do caso e aguarda denúncia, embora a situação do Mercado Público esteja exposta à toda população, com riscos de saúde pública.

7segundos

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com