“A economia não pode parar e o país não pode ir à falência” diz Marx Beltrão

“A situação é grave e precisamos reagir. Precisamos reverter este cenário e o governo federal precisa avançar no apoio às empresas a fim de não só gerar novos empregos como, principalmente, estancar a sangria do desemprego que vem assolando o Brasil e Alagoas”. A fala é do deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional. Nesta quinta-feira (28), o parlamentar voltou a cobrar medidas de retomada econômica e de garantia de postos de trabalho para alagoanos e brasileiros.

Alagoas teve 7.095 vagas de emprego com carteira assinada fechadas no mês de abril, em meio à pandemia do novo coronavírus. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Economia. Esse saldo é a diferença entre o número de admissões (2.760) e o número de desligamentos (9.855) no estado. Em todo o Brasil, foi fechado 1,1 milhão de vagas de trabalho. A informação reflete a situação da economia no primeiro mês completo sob as regras de distanciamento e isolamento social para evitar a propagação do vírus, quando diversas lojas e serviços estavam proibidos de funcionar.

“Precisamos combater à transmissão da Covid-19, mas a economia não pode parar e o país não pode ir à falência. Milhares de empregadores e empregados estão sentido na pele os efeitos perversos de uma crise sem precedentes. No setor informal, o cenário é tão ou ainda mais grave. Pessoas passando dificuldade, fome, com dívidas. Já passou da hora de um plano consistente ser lançado para se evitar a quebradeira geral no país. Setores diversos estão à míngua. No turismo, por exemplo, o cenário é de caos” reforçou o deputado federal.

Nesta quinta-feira (28), o Diário Oficial da União publicou o ato nº 43, que prorroga a vigência da MP 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, por mais sessenta dias. A MP 936 possibilita a redução proporcional da jornada e dos salários, além da suspensão temporária do contrato de trabalho. Anteriormente, a medida teria validade até o fim do mês de junho. Com a prorrogação, fica válida até julho.

Na quarta-feira (27), Marx Beltrão havia feito uma defesa da prorrogação da MP 936, especialmente com foco no apoio ao setor do turismo. Ex-ministro do Turismo e uma das lideranças mais representativas do setor no Congresso Nacional, Beltrão destacou o impacto negativo da pandemia da Covid-19 para este segmento da economia nacional. Segmento este que tem um peso expressivo na economia de Alagoas.

“Defendo a prorrogação da MP 936, que cria diversas ações no Programa Emergencial de Manutenção de emprego e renda. Temos que desburocratizar, garantir crédito, criar um Refis específico para o setor, desoneração da folha e um regime tributário especial na pandemia. Esse socorro é fundamental. É salário e o emprego de milhares de alagoanos e milhões de brasileiros que precisamos proteger. Nosso turismo vive uma crise em precedentes devido à pandemia do coronavírus” disse Marx Beltrão na oportunidade.

 

Fonte: Repórter Maceió

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo