Penedo receberá nos dias 24 e 25 de Julho a visita da carreta do Roda-Hans para diagnosticar Hanseníase
Ação é desenvolvida pela Sesau, em parceria com o Ministério da Saúde, e será iniciada na segunda-feira (10)
Dez municípios alagoanos irão receber, a partir desta segunda-feira (10), a carreta do Projeto Roda-Hans, que promove ações de conscientização, capacitação técnica e diagnóstico precoce da hanseníase, doença caracterizada por manchas avermelhadas na pele, falta de sensibilidade e perda da força nos membros. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS).
O primeiro município a receber a carreta do Roda-Hans será Maragogi, no Litoral Norte do Estado, onde o veículo permanecerá na Praça dos Cabanos, na segunda (10) e na terça-feira (11), no horário das 8h30 às 16h30. Com isso, além de capacitação para os técnicos municipais e ações de conscientização, também haverá atendimento à população. A ação irá ocorrer até o dia 11 de agosto, conforme cronograma elaborado pela equipe técnica do Programa Estadual de Controle da Hanseníase.
Criado pelo Ministério da Saúde em 2018, o Roda-Hans: Carreta da Saúde de Hanseníase leva atendimento qualificado a diferentes lugares do Brasil, ampliando o diagnóstico precoce da doença, além de capacitar profissionais da Atenção Primária para diagnosticar e tratar clinicamente os pacientes acometidos pela doença. Durante a passagem no Estado, além de Maragogi, a carreta, que conta com cinco consultórios e um laboratório, visitará também os municípios de União dos Palmares, Atalaia, Maceió, Penedo, Campo Alegre, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.