Confira fatos e notícias desta quarta-feira (19)
A segurança nas escolas, que na prática já está sendo tomada por instituições particulares e públicas na capital e no interior, com vigilantes armados, é tema recorrente que tem mobilizado, também, a Câmara de Vereadores de Maceió.
O assunto, que tem tomado conta das redes sociais e sido investigado pela Secretaria de Segurança Pública, tomou proporções alarmantes nos últimos 30 dias, com escolas planejando ações em caso de qualquer ameaça concreta de retaliação a alunos e professores. O governador Paulo Dantas, por sua vez, recomendou à Secretaria de Segurança Pública o empenho de investigar denúncias, abrir inquérito e responsabilizar quem tem feitos ameaças anônimas.
Pelo menos dez jovens foram identificados e notificados para prestar esclarecimentos.
APOIO DA PM
A Polícia Militar, por sua vez, vem realizando reuniões, palestras, rondas permanentes e orientações nas escolas públicas do Estado. É o engajamento das forças para evitar possíveis tragédias, com ações ostensivas e preventivas para assegurar a segurança nas escolas.
LIMITE
A prefeitura de Maceió chegou ao limite da paciência e começou a multar a BRK Ambiental pela negligência na realização de obras na capital, o que tem causado transtornos à população. Como não tem encontrado respaldo nos seus recursos com os órgãos técnicos da prefeitura, deve judicializar o assunto.
PRESSÃO
O senador Renan Calheiros tem aumentado a pressão sobre a Braskem e exige que os danos causados às famílias naquela região sejam reparados o quanto antes. Junto com o Ministério Público, quer encontrar uma solução menos traumática para a situação.
ALTO LÁ!
De acordo com pesquisas recentes, os golpes pela internet contra aposentados cresceram mais de 10% nos últimos meses. Mesmo com o alerta feito pelas autoridades, sempre alguém cai na esparrela.
ENROLADO
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, continua enrolado com mais denúncias que chegaram ao Ministério Público. Além da CPI do Lixo, que acusa a prefeitura de pagamentos indevidos para a empresa Ciano Ambiental, com ramificações em Maceió, outros questionamentos são feitos quase que diariamente pelos seus adversários.
IMPASSE
A reivindicação dos moradores dos Flexais de Baixo e de Cima para uma realocação em outros bairros ainda vai dar muita dor de cabeça. Como não foi comprovado reflexos do afundamento do bairro e sim prejuízos às atividades empresariais e atendimentos aos serviços públicos, o impasse está instalado.
EM AVALIAÇÃO
A Defesa Civil Municipal, que está acompanhando a situação, acredita que, com algumas providências, as duas localidades poderão voltar a ter vida própria. Se não ocorrer dentro de um prazo estimado em dois anos, aí, sim, serão adotadas alternativas.
SESSÃO ESPECIAL
O líder do governo de Alagoas na Assembleia Legislativa, deputado Silvio Camelo, confirmou para a tarde de hoje), às 17h, uma sessão especial para discutir e encontrar caminhos que possam ajudar a acabar ou evitar essa onda de violência nas escolas e creches, vistas pelo País, e que começam a aterrorizar os alagoanos, diante de boatos nos últimos dias, e algumas detenções efetuadas por policiais. Para essa sessão, os deputados estaduais solicitaram ao líder do governo que convidasse alguns secretários estaduais para discutir o assunto.
DP C/Gazeta Web P/ Blog Fatos&Noticia