Faltam 15 dias para as Eleições 2026; veja prazos e orientações

Eleitores vão às urnas para escolher presidente, governador, senador e deputados

Faltam 15 dias para o primeiro turno das Eleições 2026. No próximo dia 4 de outubro, eleitoras e eleitores voltarão às urnas para escolher representantes para seis cargos: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador — em duas vagas —, governador e presidente da República. Nesta reta final, o calendário eleitoral reúne prazos importantes para candidaturas, partidos, Justiça Eleitoral e eleitorado.

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Alcides Gusmão da Silva, este é o momento de intensificar também a preparação do eleitorado. “Entramos agora nos últimos 15 dias antes da eleição. É o momento de o eleitor conferir seu local de votação, organizar sua colinha e buscar informações apenas em fontes seguras. A Justiça Eleitoral de Alagoas está trabalhando intensamente para que todas as pessoas possam exercer o voto com tranquilidade, segurança e confiança”, destacou.

A partir deste sábado, 19, candidatas e candidatos não podem ser presos ou detidos, salvo em flagrante delito. A proteção prevista no Código Eleitoral começa 15 dias antes do primeiro turno e segue até 48 horas depois do encerramento da votação.

Outro marco acontece no dia 29 de setembro, cinco dias antes da eleição. A partir dessa data, eleitoras e eleitores também não poderão ser presos ou detidos, salvo em flagrante delito, em razão de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. A regra permanece válida até 48 horas depois do encerramento da votação.

Fonte Jornal Extra de Alagoas

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo