Inep divulga gabaritos do 2º dia do Enem 2025 e anula três questões por relatos de vazamento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quarta-feira (19) os gabaritos e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, referentes ao segundo dia de aplicação da avaliação, ocorrido no domingo (16). O material já pode ser consultado no portal do instituto, na seção destinada a provas e gabaritos.
A publicação está organizada conforme o dia de aplicação regular, pela cor da prova (azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo) e pelos modelos dos cadernos.
A disponibilização dos gabaritos ocorreu um dia antes do previsto originalmente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em declarações à imprensa no domingo.
Os resultados seriam conhecidos apenas nesta quinta-feira (20), entretanto, o Inep identificou relatos de possível vazamento de itens semelhantes aos que compuseram o Enem 2025. Por esse motivo, a autarquia federal, ligada ao Ministério da Educação, optou por anular três questões do segundo dia de prova.
Transmissão online
Em entrevista à TV Educativa do Ceará, na terça-feira (18), o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que, de acordo com dados obtidos por sua equipe, uma pessoa que participou de pré-teste do Enem teria divulgado os itens desse processo durante transmissão ao vivo na internet, dias antes da aplicação do exame.
“Como alguns milhares de pessoas tiveram acesso à live dessa pessoa, dentro de uma dimensão de mais de 4 milhões de pessoas que fizeram a prova. Mas, para dar garantia de isonomia, nós resolvemos anular as três questões, por uma questão muito mais de prevenção e para dar lisura ao processo do Enem.”
O possível vazamento das questões será investigado pela Polícia Federal. “Nós determinamos à Polícia Federal que tomasse todas as medidas legais, também em relação a esse fato e apurasse a confidencialidade desse fato.”
Exame mantém validade
O ministro Camilo Santana assegurou que as demais 87 questões do segundo dia de provas do Enem 2025 permanecem válidas. “Para garantir que todos não fossem prejudicados por conta dessas três questões, o Inep as anulou, mas continuam valendo todas os outros 87 itens, também a redação e o que foi elaborado e aplicado durante esses dois dias.”
Estrutura das provas
No dia 16 de novembro, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 itens de ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e outros 45 de matemática e suas tecnologias.
Os cadernos de questões do segundo dia de aplicação do Enem também estão disponíveis com adaptação para leitores de tela destinados a pessoas com deficiência visual (cegos e com baixa visão).
O Inep esclarece que, mediante o software NonVisual Desktop Access (NVDA), que captura todas as informações textuais, o conteúdo do material é convertido em áudio, viabilizando o acesso a deficientes visuais.
Os gabaritos e os cadernos de questões também podem ser baixados e lidos com o auxílio do Dosvox, programa que estabelece comunicação com o usuário através de síntese vocal.
Sobre a correção
A quantidade de acertos não equivale à nota final do participante. É importante destacar que, para o cálculo das proficiências dos inscritos no Enem, o Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração a coerência das respostas corretas do examinando.
Esse modelo matemático identifica a consistência das respostas, de acordo com o nível de dificuldade de cada questão.
Aplicação das provas
As avaliações do Enem 2025 foram realizadas no dia 16 em aproximadamente 165 mil salas, distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades federativas.
Segundo o ministro da Educação, cerca de 70% dos inscritos confirmados (4,81 milhões) participaram dos dois dias do Enem 2025 em todo o território nacional.
Reaplicação do exame
Pessoas que faltaram ao exame devido a doenças infectocontagiosas ou em virtude de problemas logísticos podem solicitar a participação nas provas nos dias 16 e 17 de dezembro. Os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que tiveram a aplicação adiada em razão da passagem de um tornado que atingiu o município, têm direito a requerer a reaplicação das avaliações do Enem.
Para os casos previstos no edital desta edição do Enem, o pedido de reaplicação deve ser realizado exclusivamente na Página do Participante no site do Inep. O prazo, iniciado na segunda-feira (17), encerra-se às 12h (horário de Brasília) desta sexta-feira (21).
Fonte Politica Alagoana