Já escreveu este Blog Kleverson Levy que o clamor das ruas deve ensaiar o provável resultado das eleições de 2026. O clima de mudança e renovação na política alagoana tem ganhado um sentido como resultado das pesquisas.
Esta situação eleitoral atual, todavia, vem demonstrando um reforço e a confirmação surge com a divulgação da pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas.
O ex-prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSDB), aparece com 45,9% das intenções de voto. O ex-ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), tem 41%.
Já Lenilda Luna (UP) apontou com 1,4%. Outros 6,4% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. 5,4% disseram não saber ou preferiram não opinar.
Ou seja: não será uma tarefa fácil para o Palácio República dos Palmares e a turma do MDB nas eleições deste ano.
O clima de “já ganhou” passou a ter outro direcionamento e posicionamento das peças do xadrez político – em Alagoas – com o avanço da oposição nos municípios alagoanos.
Já o crescimento de JHC vem do ao corpo a corpo, no interior do estado; o desejo de mudança que vem sendo demonstrado nas ruas; e, de fato, tais denúncias que ganharam destaques com os desdobramentos do inquérito da Polícia Federal, na Operação Estágio IV, referente ao esquema de desvio superior a R$ 100 milhões na Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Portanto, a Paraná Pesquisa aponta cenário eleitoral de uma pré-campanha como resposta das ruas em Alagoas.
Lembrando: O Instituto ouviu 1.400 eleitores em 52 municípios de Alagoas, entre os dias 28 de junho e 1º de julho, com entrevistas presenciais feitas na casa dos entrevistados.
O levantamento foi encomendado pela TV Pajuçara e está registrado no TSE sob o número AL 04491/2026, com grau de confiança de 95%.

Outrossim, é salutar. É democrático. A disputa é importante para os 102 municípios. Renan Filho x JHC é um clássico (os bastidores, no entanto, afirmam!) nunca visto antes em pleitos de Alagoas.
Por fim, deixa que o povo, democraticamente, decida nas urnas qual será o próximo Governador de Alagoas, bem como, os seus representantes na Casa de Tavares Bastos (27 vagas), na Câmara dos Deputados (09 vagas) e no Senado Federal (02 vagas) nas eleições deste ano.
Faz bem para política, para democracia e para Justiça!
Quem viver, verá!
É isto!
Eleição é eleição!
Política é Política!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada!
“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
Fonte Blog Kleverson Levy
