A Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu (AL), não é de agora que enfrenta problemas crônicos de poluição, com acúmulo de lixo, resíduos plásticos e relatos de tráfego intenso de veículos na areia. A situação compromete a área de preservação ambiental (APA), que é local de desova de tartarugas, gerando queixas sobre sujeira e impacto ecológico.
Relatos de pessoas de pessoas preocupadas com o meio ambiente, descrevem a praia com grande quantidade de detritos, incluindo plástico e sujeira, apesar de ações de voluntários que já chegaram a recolher quase 100 kg de resíduos em mutirões.
Carros e motos circulam na faixa de areia, o que é proibido, gerando riscos aos banhistas e prejudicando ninhos de tartarugas.
O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado para impedir o tráfego de veículos e garantir medidas de proteção ambiental, observando que, mesmo com decretos municipais, o trânsito na areia persiste.
Apesar da sujeira, mutirões de limpeza organizados por voluntários, projetos ambientais e prefeitura são realizados, recolhendo resíduos sólidos na área da Foz do Rio São Francisco. A prefeitura local realiza limpezas pontuais, especialmente em períodos de grande fluxo de turistas. A população precisa colaborar! Afinal, o espaço é para servir a ela mesmo.
Neste sábado, início de carnaval, recebemos de populares fotos já mostrando o quadro de sujeira já instalado por aquela área! Muito copos descartáveis, depósitos de manteigas, garrafas de sucos e água. Um verdadeiro cartão de visita negativo. O que está faltando mesmo é falta de consciência por parte das pessoas que usam a praia para seus momentos de lazer.
Por redação C/ Tripadvisor
