“Se a saúde não é para todos, então ela não é pública.”

“A utilização da saúde pública como “moeda de troca” política é um tema recorrente de debate no Brasil, sendo frequentemente apontada como um dos entraves para a eficiência e universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A politização da gestão de saúde, que muitas vezes enxerga ministérios e secretarias como barganhas partidárias, coloca em segundo plano as necessidades da população.
A troca frequente de gestores por critérios políticos, em vez de técnicos, descontinua projetos e compromete o atendimento a longo prazo. Quando cirurgias ou exames são atribuídos a “favores” de políticos, viola-se o princípio da universalidade do SUS, onde o atendimento deve ser um direito constitucional, não uma barganha eleitoral.
“A corrupção e a má gestão administrativa, muitas vezes associadas à indicação política, desviam recursos necessários, com o TCU indicando perdas significativas no setor. A manipulação política de recursos pode agravar filas de espera e aumentar a desigualdade regional no acesso a procedimentos.
Para garantir que a saúde cumpra seu papel de servir a população, diversos especialistas e relatórios apontam a necessidade de: Garantir que a gestão da saúde seja baseada em competência técnica e evidências científicas, não em interesses partidários.
Melhorar a gestão dos recursos (atualmente o SUS enfrenta filas para mais de 680 mil cirurgias) e garantir transparência no uso da verba pública.
Transferir competências para estados e municípios com foco em resultados, buscando alternativas como parcerias público-privadas (Santas Casas) para otimizar o atendimento.
Melhorar a resolutividade das UBS (Unidades Básicas de Saúde) para reduzir a pressão sobre a alta complexidade.
A Constituição de 1988 estabelece a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Portanto, ela tem que começar a deixar de servir como moeda de troca política, e passar a exercer o seu verdadeiro papel que é levar o atendimento de qualidade a população.
Por redação C/ Gazeta do Povo foto reprodução