Enquanto os alagoanos aguardam uma definição sobre os principais nomes ao governo de Alagoas, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) anunciou, nesta quarta-feira (11), que fará um grande evento para lançar sua pré-candidatura ao Senado Federal. O ex-presidente da Câmara dos Deputados disse contar com a presença de lideranças políticas de Maceió e de todos os municípios do interior de Alagoas, no ato de pré-campanha, ainda sem data marcada, mas previsto para a primeira quinzena de março.
Não por acaso, a capital alagoana foi escolhida por Lira para o evento no qual pretende exibir sua musculatura política. Porque é de Maceió que se espera vir o mais importante gesto de apoio a Lira, do prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), cotado para ser o candidato a governador de Alagoas pela oposição ao grupo do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
Por meio de sua assessoria, Lira destacou que seguirá priorizando a defesa dos municípios e a busca por mais investimentos para o Estado.
“Alagoas precisa crescer. Nosso compromisso é garantir mais recursos, mais obras estruturantes e mais oportunidades para todas as regiões”, ressalta o deputado.
A assessoria de listou a diversidade de líderes que devem apoiar a jornada ao Senado de um dos maiores articuladores políticos do Congresso Nacional: prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, representantes do setor produtivo, entidades de classe e diversos segmentos da sociedade civil organizada de todas as regiões alagoanas.
A ideia dos aliados de Arthur Lira é simbolizar a transição do quarto mandato na Câmara para um novo no Senado com a demontração de “união de forças políticas em torno de um projeto voltado ao fortalecimento das cidades e à ampliação da representatividade de Alagoas no Congresso Nacional”.
Como trunfo eleitoral, Lira oferece aos alagoanos mais que a vultosa atração de recursos para obras e políticas públicas em seu estado, apresentadas no cotidiano de entregas nas suas redes sociais. E argumenta estar apto ao cargo de senador, apontando seu protagonismo “na articulação de pautas econômicas e no diálogo entre os Poderes, consolidando-se como uma das principais lideranças do Parlamento brasileiro”.
No contexto eleitoral recente de Alagoas, JHC ainda não admite abertamente que concorrerá ao mandato de governador. Renan Filho já sinalizou uma possível tentativa de voltar a governar Alagoas. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) tentará a reeleição. E o deputado federal Alfredo Gaspar (Uniã0-AL) é incentivado disputar o Senado, com a força de sua projeção nacional à frente da relatoria da CPMI que investiga os roubos bilionários a aposentados e pensionistas do INSS.
Fonte Diário do Poder C/ Davi Soares
