Dança das plantadoras de arroz da Ponta Mofina no carnaval penedense foi coroada de sucesso.

As danças das plantadoras de arroz, comuns nos países asiáticos  e em partes do Brasil, celebrando a colheita, a fetilidade da terra e a cooperação comunitária . São rituais que expressam alegria, gratidão e o trabalho árduo, frequentemente envolvendo roupas coloridas e movimentos sincronizados, simbolizando a união e a esperança de uma boa safra.

Muito mais do que passos, as danças das plantadores de arroz representam o trabalho em grupo, a conexão com a natureza e a preservação das tradições.

No Brasil, essas danças e tradições se misturam com a cultura local, destacando a diversidade. Com esse propósito, foi criado no Povoado Ponta Mofina em Penedo, esse grupo cultural fazendo valer a  identidade e representatividade cultural do nosso povo.

Neste carnaval as belas “meninas” plantadores de arroz daquele povoado mostraram seus talentos e desenvoltura corporal, fazendo uma belíssima apresentação para o publico presente. Parabéns, a Ponta Mofina, parabéns, meninas, parabéns a cultura penedense por manter vivas nossas tradições.

Por redação C/ Geraldo José

Sair da versão mobile