MPF aciona Justiça para barrar carros na areia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Ação pede suspensão de decreto municipal e proibição imediata do tráfego de veículos em praia situada dentro de área de proteção ambiental

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de urgência, para proibir a circulação e o estacionamento de veículos na faixa de areia da praia do Pontal do Peba, no município de Piaçabuçu, Litoral Sul de Alagoas. A área está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) de Piaçabuçu, e o MPF sustenta que a prática irregular coloca em risco a segurança de banhistas, moradores e turistas, além de causar danos ambientais significativos.

Segundo o procurador da República Érico Gomes, o município vem descumprindo normas ambientais ao permitir o tráfego de carros, motos, quadriciclos e até ônibus em desacordo com o Plano de Manejo da unidade de conservação e com a Resolução nº 31/2016 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram). A norma proíbe a circulação de veículos motorizados em toda a zona costeira de Alagoas, salvo exceções específicas.

Lei também: Caso Praia do Peba: Em reunião no MPF, minuta de TAC sobre ordenamento é discutida com o município

Na ação, o MPF argumenta que a omissão do poder público municipal compromete a proteção da APA e expõe a população a situações de risco extremo, com veículos transitando entre banhistas, inclusive próximos ao mar. O órgão pede que a Justiça determine medidas imediatas para cessar os danos ambientais, reduzir os riscos à integridade física das pessoas e assegurar a reparação dos danos morais coletivos.

Fonte Alagoas 24 horas

Sair da versão mobile