Após ser chamada de “leviana linguaruda” pelo pastor Silas Malafaia, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) publicou, nesta quinta-feira (15/1), uma lista com nomes de igrejas e líderes religiosos investigados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A divulgação ocorreu depois de Malafaia divulgar um vídeo cobrando explicações da parlamentar e exigindo a apresentação de provas. Segundo o pastor, declarações genéricas, sem a citação de nomes, instituições ou fatos concretos, lançam suspeitas graves e contribuem para a criminalização das igrejas. “Ou ela prova o que está dizendo ou precisa se retratar”, afirmou.
No último domingo (9/1), Damares havia declarado que a CPMI identificou “grandes igrejas” e “grandes pastores” supostamente envolvidos no esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários. Após a reação de Malafaia, a senadora afirmou que os documentos citados são públicos e constam nos relatórios já aprovados pelos membros do colegiado.
CPMI do INSS
O escândalo envolvendo o INSS foi revelado pelo portal Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o veículo mostrou que a arrecadação de entidades com descontos de mensalidades de aposentados chegou a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações acumulavam milhares de processos por fraudes na filiação de segurados.
As reportagens embasaram a abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram citadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, que resultou nas demissões do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Segundo Damares, os nomes divulgados constam em requerimentos e documentos oficiais da CPMI.
Igrejas citadas pela senadora
- Adoração Church — alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo — alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Ministério Deus é Fiel Church — alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Igreja Evangélica Campo de Anatote — alvo de pedido de quebra de sigilo.
Nomes citados
Pastores:
- Cesar Belucci — convidado a comparecer à CPMI;
- André Machado Valadão — convidado a comparecer à CPMI e alvo de pedido de quebra de sigilo;
- Péricles Albino Gonçalves — convidado a comparecer à CPMI;
- Fabiano Campos Zettel — convidado a comparecer à CPMI;
- André Fernandes — convidado a comparecer à CPMI.
