Pela nona vez em sua história, o Flamengo conquistou o título do Campeonato Brasileiro, garantindo a taça com uma rodada de antecedência após vencer o Ceará por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (3), no Maracanã. O gol do título saiu dos pés de Samuel Lino, que fez explodir a festa da Nação Rubro-Negra.
Com a conquista assegurada, o agora eneacampeão encerra sua campanha no fim de semana, diante do Mirassol. O time ainda tem pela frente a Copa Interclubes, estreando na próxima quarta-feira (10) contra o Cruz Azul, do México.
Jogo de domínio rubro-negro do início ao fim
Empurrado por mais de 73 mil torcedores, o Flamengo entrou em campo com os titulares tetracampeões da Libertadores, imprimindo seu estilo de posse de bola desde os primeiros minutos. Logo aos três minutos, Jorginho arriscou de longe, obrigando o goleiro a fazer boa defesa. Pouco depois, aos 9’, Bruno Henrique escorou de cabeça, Carrascal finalizou e a bola saiu com perigo.
O Ceará adotou uma postura defensiva, recuado, tentando segurar o ímpeto rubro-negro e apostando nos contra-ataques. Mas o Flamengo dominava completamente as ações, permanecendo no campo ofensivo.
A pressão deu resultado aos 36 minutos: Carrascal encontrou Samuel Lino infiltrando na área, e o atacante bateu cruzado para fazer o gol do título. O Maracanã explodiu em festa e o coro de “seremos campeões” tomou conta das arquibancadas.
No intervalo, o placar magro refletia poucas chances, mas traduzia o amplo domínio do Mais Querido.
Segundo tempo de controle e administração
O Flamengo voltou sem alterações e manteve o controle. Aos 10’, Danilo cruzou e Arrascaeta tentou um lindo voleio, que passou por cima. Na sequência, o uruguaio deixou Bruno Henrique na cara do gol, mas o goleiro cearense evitou o segundo.
Filipe Luís promoveu mudanças aos 15 minutos, lançando Cebolinha e Plata em campo. Cebolinha quase marcou logo em sua primeira participação, após receber de Jorginho e chutar colocado rente à trave.
Com o jogo controlado, o time administrou a posse de bola até os minutos finais. Aos 44’, Cebolinha ainda arriscou um forte chute de fora da área, que passou raspando. Nos acréscimos, o Flamengo tocou a bola até o apito final, aguardado pela torcida para confirmar a festa.
Quando o juiz encerrou a partida, o Maracanã virou um mar de comemoração: bandeiras, cantos e lágrimas celebrando o eneacampeonato brasileiro. A festa se estendeu pelas ruas do Rio, do Brasil e de torcedores espalhados pelo mundo.
Escalações
Flamengo
Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho (De La Cruz) e Arrascaeta (Plata); Carrascal (Luiz Araújo), Samuel Lino (Everton Cebolinha) e Bruno Henrique (Saúl).
Técnico: Filipe Luís.
Ceará
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor e Éder; Rafael Ramos, Dieguinho (Lucas Mugni), Fernando Sobral (Lourenço) e Zanocelo (Vina); Galeano, Paulo Baya (Fernandinho) e Pedro Raul.
Técnico: Léo Condé.
Fonte Informa Alagoas C/ Roberto Lopes
