Ainda sem um substituto após o afastamento do titular Gustavo Pontes de Miranda, a Secretaria de Estado da Saúde pode ser assumida, ao menos provisoriamente, pelo adjunto da pasta Guilherme Lopes.
Lopes é filho do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, e assumiu a função ainda em 2023, após disputar as eleições de 2022 e ficar na suplência por uma vaga na ALE, pelo MDB.
Nos bastidores, ainda não está confirmada a titularidade de Guilherme, já que politicamente Lopes é um aliado, mas não é do grupo mais próximo do governador Paulo Dantas, a quem cabe a indicação.
Interlocutores avaliam que a ascensão de Guilherme ao cargo seria um reforço muito grande à pré-candidatura dele à ALE em 2026, e que representaria uma vantagem desproporcional em relação aos demais aliados – o que causaria problemas principalmente na Assembleia.
O adjunto, que está em Brasília em agenda com o pai, ainda não falou nada em relação à operação da PF ocorrida hoje na saúde, que derrubou o titular da pasta. Mesmo que seja o indicado, Lopes terá pouco tempo para mostrar serviço, já que terá que renunciar ao cargo em abril de 2026.
Por 7 Segundo/ Politicando foto reprodução PMP
