Por Tribuna Hoje com agências
Contrariando informações que circularam na imprensa, o deputado federal Paulão (PT) não teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).
O que ocorreu no pleno do TRE/AL, na terça-feira (10), foi a cassação do diploma de João Catunda (PP), ex-vereador de Maceió e candidato nas eleições de 2022. Com a decisão, os mais de 24 mil votos obtidos por Catunda foram anulados, o que implicará na retotalização dos votos do pleito.
A decisão do TRE/AL foi apertada, com 4 votos a 3 favoráveis à anulação. O cumprimento da decisão não é imediato, podendo haver recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O processo contra Catunda foi movido pelo partido Republicanos, de Nivaldo Albuquerque, que alegou captação ilícita de recursos durante a campanha. Segundo a denúncia, Catunda teria utilizado material gráfico financiado pelo Sindicato de Saúde do Município de Maceió (Sindsaúde), caracterizando uso indevido de estrutura sindical.
A retotalização de votos, prevista na legislação eleitoral, visa corrigir erros ou irregularidades na apuração, garantindo a integridade do processo eleitoral.
Portanto, Paulão (PT) permanece no mandato, enquanto os votos de João Catunda seguem em processo de retotalização.
