Com desistência do Murici, clubes definem detalhes do Alagoano e Copa Alagoas 2026

Conselho foi realizado na tarde desta segunda-feira (17), na sede da FAF

Os clubes que vão participar do Campeonato Alagoano de 2026 e da Copa Alagoas se reuniram na tarde desta segunda-feira (17) e definiram os detalhes das competições do próximo ano. O Estadual começa no dia 10 de janeiro e está previsto para acabar em 7 de março.

Enfrentando problemas financeiros, o Murici desistiu de participar das competições. Com a desistência do Verdão da Mata, o Guarany, vice-campeão da Segunda Divisão do Alagoano, fica com a vaga na elite do futebol alagoano.

Participaram do encontro na sede da Federação Alagoana de Futebol (FAF) representantes de ASA, Coruripe, CRB, Cruzeiro, CSA, CSE, Guarany Alagoano e Penedense.

Regulamento do Alagoano

Na primeira fase, disputada em turno único, os clubes jogam entre si. Os quatro melhores avançam para a semifinal e se enfrentam em cruzamento olímpico: 1º x 4º e 2º x 3º, com jogos de ida e volta.

Havendo empate na soma dos resultados, a vaga na final será definida através de cobranças de pênaltis. Na final, a equipe que tiver a melhor campanha geral decide a finalíssima em casa.

Rebaixamento

O clube de pior campanha na primeira etapa será rebaixado para a Série B do Alagoano de 2027.

Clássicos

Os clássicos entre CSA e CRB, e ASA e CSE serão disputados na quinta rodada, com mandos de campos doz azulinos e alvinegros.

Rodada de abertura

Na primeira rodada do Alagoano, os jogos são os seguintes:

Dia 10 de janeiro

Dia 11 de janeiro

Distribuição das vagas em competições nacionais

O Campeonato Alagoano de 2026 reserva duas vagas para a Série D de 2027, sendo uma para o campeão e a outra para o vice (desde que esses não participem de outras séries do Brasileiro).

Já para a Copa do Brasil, o Estadual separa três vagas: uma para o campeão, uma para o vice e a última para o terceiro colocado.

Na Copa do Nordeste, campeão e vice têm vagas asseguradas no regional de 2027.

Copa Alagoas

A reunião também definiu a Copa Alagoas 2026, que reúne 12 clubes divididos em dois grupos, com jogos únicos dentro das chaves na primeira fase; os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, também em partida única com classificação nos pênaltis em caso de empate, e os líderes das chaves têm o mando.

A final segue o mesmo formato, com uso do VAR e mando definido pela melhor campanha geral.

A competição terá 33 jogos ao todo, entre 28 de janeiro e 29 de março, e o campeão garante uma vaga na Copa do Brasil 2027.

Fonte Gazeta web

Sair da versão mobile