Senado aprova empréstimo de R$ 1,53 bilhão para Alagoas reestruturar dívida

Os recursos virão do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), a autorização para um empréstimo de 41,6 bilhões de ienes japoneses — o equivalente a R$ 1,53 bilhão na cotação atual — para o estado de Alagoas. Os recursos virão do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e serão destinados à reestruturação da dívida pública estadual. A matéria foi aprovada na forma do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 41/2025.

O projeto já havia recebido parecer favorável na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira (9), sob relatoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Com a aprovação em Plenário, o estado poderá utilizar os recursos como parte de um amplo programa de sustentabilidade fiscal, econômica e ambiental.

“Alagoas fez o dever de casa do ponto de vista fiscal. Passou a ser o estado que mais investe recursos próprios no Brasil. Essa restruturação da dívida com o Bird é fundamental para dar mais espaço para investimentos em Alagoas”, disse Renan.

A operação prevê a ampliação do prazo da dívida estadual por mais 30 anos, aliviando a pressão orçamentária de curto prazo. Como contrapartida, o governo alagoano deverá implementar medidas fiscais e ambientais, entre elas a criação de um marco regulatório fiscal e o desenvolvimento de uma base de dados sobre ativos naturais do estado.

Fonte

Sair da versão mobile