Pena de Bolsonaro é maior que a de Lula, condenado por corrupção

Petista teve processos anulados e ficou preso por apenas 580 dias

A pena imposta pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a Jair Bolsonaro (PL), é a mais rigirosa entre ex-presidentes já condenados no Brasil.

Sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, a pena é maior que a aplicada ao presidente Lula (PT), por corrupção.

O petista foi condenado em duas ações penais, totalizando 26 anos de prisão. Esses processos, junto a outros dois, foram posteriormente anulados pelo (STF).

Bolsonaro que além da prisão terá que pagar 124 dias-multa, fixados no valor equivalente a dois salários mínimos por dia, foi condenado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Já a primeira condenação de Lula, era referente ao caso do tríplex no Guarujá (SP), no âmbito da Lava Jato, maior operação de combate à corrupção do Brasil. Lula foi acusado de receber propina da empreiteira OAS, sob a forma de reserva e reforma de um apartamento.

Em julho de 2017, o então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), Sergio Moro, atualmente senador pelo Estado do Paraná, condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Fonte Diário do Poder

Sair da versão mobile