TRE/AL adia julgamento de cassação do Prefeito Rymes Lessa após unificação de processo

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu, nesta quinta-feira, 14 de agosto de 2025, retirar de pauta o julgamento que poderia cassar o mandato do prefeito de Piaçabuçu, Rymes Lessa. A análise estava marcada para o próximo dia 18, mas foi adiada após a Corte acatar pedido da defesa do gestor e de Carlos Ronalsa para unificar ações que tramitam contra eles.

O caso principal, registrado sob o número 0600319-74.2024.6.02.0013 e relatado pelo desembargador Rodrigo Malta Prata Lima, foi movido por Djalma Beltrão. A expectativa era de que, caso a cassação fosse confirmada, Lessa fosse afastado do cargo imediatamente, com posse interina do presidente da Câmara Municipal, Wisney André, até novas eleições.

A defesa argumentou que há outros processos envolvendo fatos semelhantes e que a análise deveria ser feita de forma conjunta, evitando decisões fragmentadas. Apesar de o tribunal ter considerado inicialmente que as ações não tinham conexão jurídica, a decisão desta quinta-feira determinou a unificação, suspendendo o julgamento já agendado.

Com isso, Rymes Lessa permanece no comando da Prefeitura de Piaçabuçu até que o TRE-AL conclua a análise do processo unificado. Ainda não há nova data para o julgamento, e o cenário político da cidade segue em clima de expectativa e incerteza.

Por redação C/ Agora Acontece

Sair da versão mobile