“A população é que está fazendo o papel que é do governo na saúde”

A população está assumindo responsabilidades e atividades que deveriam ser do Estado, que é de promover e gerenciar os serviços de saúde. A Constituição Federal de 1988 estabelece que proporcionar saúde é um dever do Estado e um direito do cidadão.                                                                                                                               São as gestões públicas  que devem promover efetivamente políticas e garantir o acesso a um serviço público de qualidade.  E isso, não está acontecendo! O desmando administrativo e a falta de compromisso dos gestores  para com suas obrigações vem gerando um verdadeiro caos, e uma série de dificuldades para que os usuários venham desfrutar de uma  maior atenção usufruindo de uma saúde pública digna de quem paga seus impostos em dia para sustentar esse país e aqueles que os comandam.

É de domínio público que o povo através das redes sociais, é que está comandando a saúde pública neste país  com campanhas e mais campanhas solidárias para salvar vidas. Porque o município, o estado e o governo federal não estão fazendo suas partes.                                                                                                                                O Conselho Municipal  de Saúde aqui nesta cidade, que tem o papel importante e fundamental de fiscalizar as ações da gestão nessa área, faz do ouvido mercador  ( fingindo que não vê o que está acontecendo). Ou será que as autoridades públicas não acessam redes sociais e ouvem rádio nesta cidade!

Em resumo : O que está acontecendo na verdade, é uma transferência informal de responsabilidades da esfera governamental para a população, E isso, não pode continuar acontecendo ! Presidente Lula, senhores governadores e prefeitos a sociedade está doente. “respirando por aparelho” Dinheiro tem ! O que falta mesmo  é vontade política de fazer as coisas.

Sair da versão mobile