Fortes chuvas colocam Alagoas em estado de Alerta Máximo

A Defesa Civil Estadual e a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiram um documento no início da tarde desta segunda-feira (30), mostrando que Alagoas está sob alerta máximo devido às fortes chuvas e ao aumento dos níveis dos rios. Os rios São Miguel, Manguaba e Camaragibe, e a Lagoa Manguaba sofreram elevação nos níveis. As regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste estão sob alerta de chuvas.
Orientações da Defesa Civil Estadual
“A orientação é que as defesas civis municipais coloquem em prática seus planos de contingência, evacuem pessoas das áreas de risco, coloquem as famílias em áreas seguras e mantenham contato conosco. Estamos à disposição, sempre”, orientou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo.
Conforme o monitoramento meteorológico, deve ocorrer a persistência de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento, principalmente nas regiões da Zona da Mata, Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Baixo São Francisco e Agreste, aumentando o risco de temporais.
O Semarh e a Defesa Civil alertam para o surgimento de novos pontos de alagamento, principalmente em áreas urbanas com drenagem deficiente, e também para o risco elevado de deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões, as chuvas devem ser de intensidade fraca a moderada, sem grandes riscos.
*Com Ascom Semarh