Aumento de impostos e impopularidade de Lula podem impulsionar desembarque do Centrão do governo

No Congresso Nacional, cresce a percepção de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode enfrentar uma diminuição do apoio dos partidos do Centrão até o final deste ano. A combinação da agenda arrecadatória do Ministério da Fazenda com a queda expressiva na popularidade de Lula coloca o Executivo numa corrida contra o tempo para assegurar governabilidade em 2026, ano de eleições presidenciais e para outros cargos.
Sob pressão do Centrão e da oposição, o presidente da Câmara, Hugo Motta, prepara para esta segunda-feira (16) uma pauta de votações que desafia o governo. O destaque é a votação da urgência de um Projeto de Decreto Legislativo que visa derrubar uma medida provisória publicada pelo Executivo em 11 de junho, que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras para cobrir despesas governamentais.
Nesse cenário, fontes ouvidas indicam que o afastamento dos partidos do Centrão é visto como inevitável, com previsão para ocorrer ainda no fim de 2025 ou início de 2026
Fonte Politica Alagoana