X
  • Penedo
  • Alagoas
  • Brasil/Mundo
  • Esporte
  • Política
  • Polícia
  • Blog do Geo
  • Fabio Andrey
Portal de notícias de Penedo-AL e região.

Servidores estaduais organizam campanha unificada por reajuste e criticam falta de negociação

2 de abril de 2025

Representantes de sindicatos que integram o Movimento Unificado dos Servidores Públicos (MUSP), coordenado pela CUT/Alagoas, se reuniram nesta quarta-feira (02) para definir estratégias voltadas à campanha salarial de 2025.

Durante o encontro, foram discutidas ações para uma agenda de mobilizações em defesa do reajuste geral dos servidores estaduais, cuja data-base é maio de cada ano. Entre as decisões, ficou definida a contratação de um estudo pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) para analisar as contas do Estado.

O objetivo do estudo é avaliar a receita corrente líquida do Estado e o real comprometimento percentual da folha de pagamento em relação à arrecadação. A partir desses dados, será possível identificar a margem financeira disponível no orçamento estadual para direcionar ao reajuste salarial dos servidores.

Segundo os sindicalistas, desde o governo de Renan Filho, os servidores estaduais acumulam perdas inflacionárias na ordem de 18,2%, além do IPCA de 2024, que foi de 4,83%.

“A orientação da CUT é que todos os sindicatos que compõem o MUSP realizem assembleias com suas bases para informar e mobilizar os servidores para a campanha salarial unificada de 2025”, destacou Luciano Santos, presidente da CUT/AL. Ele ainda criticou a falta de diálogo por parte do governo estadual: “É impressionante o silêncio do Governo, que não convoca o MUSP e tampouco anuncia qualquer índice de reajuste para os servidores.”

Luciano também ressaltou que a falta de abertura para negociações leva à necessidade de mobilizações mais intensas. “O governo, como sempre, parece apenas gerenciar crises. As tentativas de audiência que realizamos só são atendidas quando os trabalhadores ocupam as ruas ou deflagram greve”, afirmou.

A próxima reunião do MUSP está agendada para terça-feira, 8 de abril, na sede da CUT, no bairro Cambona.

 

Por redação C/ cadaminuto
Artigos relacionados
  • Dr. Milton Hênio apresenta melhora clínica e segue internado na UTI da Santa Casa de Maceió
  • TRE suspende divulgação de pesquisa eleitoral por encontrar ‘inconsistências’ na metodologia
  • Visivelmente emocionado, filho do radialista Alves Correia comemora extubação do pai
  • Morre Monsenhor José Antônio Neto, referência religiosa e histórica de Arapiraca, aos 90 anos
  • “Precisamos sair das garras da política que condena o povo à morte” , afirma JHC ao falar sobre a saúde do estado de Alagoas
  • Balanço do dia na Copa do Mundo 2026
  • Futuro alojamento do Penedense segue com obra em ritmo bem acelerado
  • Com uma homilia objetiva e reflexiva do Padre Antenor, trezenário de Santo Antônio celebrou sua 11ª noite.
Deixar um comentário
↑
Sair da versão mobile