Parlamento lamenta falecimento do “Flecha Negra”

Durante a sessão desta quarta-feira, 11, o deputado Inácio Loiola (MDB) apresentou Voto de Pesar pelo falecimento do jogador de futebol, natural da cidade de Penedo, José Augusto Xavier, conhecido como ‘Flecha Negra’. A matéria foi aprovada no plenário da Casa por unanimidade. “Meus sentimentos aos familiares de Xavier e à torcida do Penedense. Está de luto o futebol alagoano, que perdeu um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos”, disse.

Em seu pronunciamento, o deputado Inácio lembrou que em 1966, o Penedense montou um dos maiores times de futebol da história de Alagoas. “Infelizmente, por conta de manobras do mundo da política, o Penedense não conquistou aquele campeonato. Na época, a decisão seria em dezembro, mas a Federação Alagoana adiou para fevereiro do ano seguinte, mês em que grande parte do elenco do time já tinha terminado seu contrato. Naquela ocasião, a estrela do time de Penedo foi Xavier, que inclusive foi o artilheiro do campeonato”, destacou Inácio.

Nascido em Penedo, no dia 28 de agosto de 1938, Xavier iniciou sua trajetória no futebol jogando pelo Santa Cruz, time amador de sua cidade natal. Aos 21 anos, sua habilidade e talento chamaram a atenção, e sua transferência para o Esporte Clube Bahia foi viabilizada por Zito Sarmento, então presidente do Sport Club Penedense. No Bahia, Xavier fez história ao conquistar a Taça Brasil de 1959, equivalente ao atual Campeonato Brasileiro. Sua carreira ainda incluiu passagens marcantes pelo Botafogo-RJ, onde também deixou seu legado.

Sair da versão mobile