(Atualizada às 15h20)
O deputado federal Alfredo Gaspar (União) ingressou com uma Ação Declaratória no Tribunal de Justiça de Alagoas na tentativa de impedir o que seria quarta eleição seguida do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB). O pleito está marcado para a tarde desta quarta- feira, 11 de dezembro.
Em vídeo divulgado no começo da tarde dessa terça-feira (10), Gaspar afirmou:
“O atual mandatário Marcelo Victor quer ir para a quarta reeleição consecutiva. Essa imoralidade com desrespeito à lei não pode continuar. Por isso, irei até as últimas instâncias para que Alagoas faça parte da Federação. Alagoas tem que respeitar a lei. A Constituição vale também para os poderosos do Estado. Chega de impunidade e imoralidade!”.
Na Ação Declaratória endereçada ao presidente do Tribunal de Justiça, o deputado federal requer a suspensão imediata da eleição para a Mesa e a declaração da impossibilidade de reeleição do atual presidente.
Gaspar cita a Constituição Federal, destacando que, à revelia da Constituição Federal que, no caso de eleições para mesas diretoras veda a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, Marcelo Victor foi eleito pela primeira vez para presidir a Casa de Tavares Bastos no dia 01 de fevereiro de 2019, sendo reeleito em 03 de novembro de 2020 e, depois, em 01 de fevereiro de 2023.
“Irá para uma quarta eleição consecutiva, sendo a terceira reeleição, algo que beira o absurdo”, pontua em trecho do documento.
Há a expectativa que o deputado federal Fábio Costa (PP) também questione a reeleição na Justiça.