Nem um nem outro. Para Juliana Miranda, presidente do Conselho da TRIEduc, o equilíbrio é a palavra-chave.
“Ainda dá para estudar, mas de forma estratégica e leve”, disse. Ela afirma que a prioridade não deve ser aprender novos conteúdos, mas sim revisar, consolidar o que já foi estudado e garantir que a mente esteja afiada.
“Revisar fórmulas, conceitos importantes e fazer exercícios práticos pode ser útil, mas sem exageros”.
Miranda também recomenda que os estudantes busquem atividades para relaxar. “O Enem é uma maratona, e o desgaste emocional e físico pode impactar o desempenho no dia da prova.”
Técnicas de relaxamento, práticas de autocuidado e manter uma rotina saudável de sono e alimentação são fundamentais nesta etapa, segundo a especialista.
“A última semana deve combinar pequenas revisões com momentos de descanso e atividades que reduzam a ansiedade”, afirmou.
Uma dica é definir quantas horas você vai estudar por dia, garantindo que o momento de descanso venha em seguida. Também não se pode esquecer de respeitar o período de sono. Ou seja, nada de virar a noite estudando, nem assistindo a séries ou jogando videogame!
A prova do Enem é composta por 180 questões de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, além da redação. O exame avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e garante o acesso ao ensino superior por meio de programas educacionais. Veja cinco formas de usar a nota do Enem.
Calendário do Enem 2024:
Primeiro dia de prova: 3 de novembro de 2024;
Segundo dia de prova: 10 de novembro de 2024;
Divulgação dos gabaritos: 20 de novembro de 2024;
Resultado do Enem: 13 de janeiro de 2025.
Fonte *Com CNN