Opa, pessoal! Hoje levarei vocês comigo a uma das experiências mais marcantes e culturais que o estado de Alagoas pode proporcionar. Quem aí conhece e adora visitar a belíssima cidade de Penedo? Pois é, há um mês atrás fui convidado a participar do primeiro Festival Sabor & Jazz e foi uma grande honra pra mim pois Penedo é uma joia histórica de Alagoas e carrega em suas ruas, tradições e sabores uma essência que remonta aos primórdios do Brasil. Além de ser uma das cidades mais antigas de Alagoas, é um verdadeiro mosaico cultural, onde a influência de holandeses, franceses e portugueses se refletem em sua arquitetura barroca, como nas imponentes igrejas e casarões que abrangem o centro histórico.
A cidade de Penedo
Localizada às margens do majestoso Rio São Francisco, essa cidade preserva sua rica história através de prédios como o Teatro 7 de Setembro e o Museu do Paço Imperial e também encanta com a sua paisagem natural, onde o rio se encontra com o mar, criando os famosos Lençóis Alagoanos. Eu tive o privilégio de fazer uma visita ao Povoado Penedinho, uma ilha que fica entre a cidade de Piaçabuçu e a própria Penedo. Essa ilha me lembrou muito a nossa Massagueira, célebre destino do litoral sul partindo de Maceió. O acesso até Penedinho é via barco, resultando num passeio incrível!
Pitú, Jacaré Ensopado e pratos típicos da região
Nesse passeio, pude apreciar algumas belezas raras e típicas desse litoral, como o Pitú, uma espécie de “camarão dobrado”, iguaria alagoana, além de vários Siris de coral e Caranguejos que são verdadeiros tesouros da ilha de Penedinho.
Também teve o Jacaré Ensopado, que é uma tradição penedense bem antiga, em tempos que chamavam de “Bacalhau de Penedo”, pois do jacaré só se come o rabo, na parte do lombo, que muitos chamam de “macaxeira”, um prato muito típico que envolve tradições festivas e tudo mais.
A Cultura Penedense
Culturalmente, Penedo é um verdadeiro palco de tradições. As festas religiosas, procissões, e eventos como o Festival de Cinema de Penedo são algumas das expressões culturais que mantêm viva a identidade local. Tive o prazer de me hospedar no Hotel São Francisco, que é uma preciosidade histórica de Penedo, sendo o primeiro hotel de luxo da cidade, inaugurado em 1962. Fundado por José da Silva Peixoto e sua família, o hotel foi uma iniciativa visionária, pois nem mesmo Maceió, na época, possuía uma hospedagem desse nível. Aqui está um registro da vista do quarto em que me hospedei, que remete à Igreja clássica de Penedo.
Festival Sabor & Jazz
Eu gostei demais da iniciativa da Prefeitura e Secretaria de Turismo de Penedo de fazer um festival que une gastronomia e música de qualidade. Proporcionar esse diálogo foi sem dúvidas uma experiência que todos deveriam aproveitar pelo menos uma vez na vida, para além do incentivo ao empreendedorismo criativo, a integração de bares e restaurantes tipicamente penedenses, através do resgate de receitas tradicionais e inovação da culinária local.
O Festival Sabor & Jazz ocorreu nos dias 26 e 27 de Julho, na Praça 12 de Abril e tiveram chefs renomados, também meus amigos queridos, que participaram do evento, como o Vitor Generoso (Vitrola), Antônio Mendes e Jonatas Moreira. Na minha aula, preparei um Arrumadinho de Camarão e publiquei no meu instagram um vídeo com todos os ingredientes separados antes de fazer a Receita do Arrumadinho de Camarão.
Gostaria de agradecer especialmente a pessoa do Jair Galvão, secretário do turismo e da economia criativa, por todo carinho e atenção que teve com os chefs participantes, mostrando as belezas naturais da região e suas iguarias. Sem dúvidas, foi uma viagem deliciosa a qual aconselho todo mundo a ir! Sem dúvidas, esse festival foi uma das melhores ideias do setor turístico, marcando mais uma data que atrairá pessoas à essa magnífica cidade, anualmente.
E é isso pessoal, fico por aqui e em breve trarei mais experiências e indicações gastronômicas para vocês!
Fonte Gazetaweb C/ blog do Serginho Jucá