Escritor e poeta penedense Anselmo Ferreira Melo lança ‘A terceira margem do rio e outros poemas’

Evento em Maceió foi prestigiado por amigos, familiares, autoridades e literatos alagoanos

O escritor alagoano Anselmo Ferreira Melo lançou, na noite desta terça-feira (28), o livro “A terceira margem do rio e outros poemas”, em um restaurante da capital alagoana. A obra reúne 52 poemas escritos ao longo dos últimos anos e que evocam a relação do homem com a cidade, com o lugar em que vive e experiencia a existência — no caso do poeta, trata-se da cidade de Penedo.

O lançamento do livro foi prestigiado por amigos, familiares, autoridades e amantes da literatura. Aos presentes, o autor falou sobre o processo de criação do livro e como, para ele, a obra significa um retorno às lembranças do que viveu em Penedo.

A obra sai em um volume luxuoso da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, com projeto gráfico de Fernando Rizzotto, ilustrações de Rosivaldo Reis e revisão de Sidney Wanderley.Dividido em três partes: “As coisas do rio e do lugar erguido na pedra”; “Dos meus: dos que me fizeram e dos que jamais saíram de mim” e “Do que veio comigo: miopia, outros danos e pedras no caminho”, a obra é um exercício de memorialismo, com versos que são descrições, ora precisas, ora personalíssimas, do que faz uma cidade: gente, prédios, histórias, paisagens, formas de existir, o rio, as lendas. Tudo isso é vital e pulsa na escrita de Anselmo Ferreira Melo.

 Anselmo Ferreira Melo lança ‘A terceira margem do rio e outros poemas'

Mas também é um exercício de lembrar o que faz um homem: a cidade, as pessoas que o atravessam, as histórias que o cativam, as lendas que o impressionam, o rio, os amores que amargam e também os que florescem, as coisas da vida e até o que lhe adoece.

 Anselmo Ferreira Melo lança ‘A terceira margem do rio e outros poemas'

 

A obra de Anselmo trata com igual importância o homem e a cidade, costurando, verso a verso, essa dança simbiótica. Afinal, como esclarece a apresentação do livro: “Difícil separar o menino, o rio, a cidade e o poeta. Nele tudo está num emaranhado indissociável, um nó daqueles cegos e que nunca será desfeito”.

O livro estará à venda em bancas selecionadas. Também é possível adquirir entrando em contato com o autor, em seu perfil no Instagram: @anselmooprofessor.

SOBRE O AUTOR

Anselmo Ferreira Melo nasceu em Penedo, no interior de Alagoas. É poeta e professor. Nos anos 1980 recebeu menções honrosas em concursos de poesia como o Concurso Jorge de Lima, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Além disso, o escritor se destacou com poesias publicadas em jornais e revistas, além de conceituadas coletâneas Brasil afora.

Fonte Gazetaweb

 

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo