Rompimento de tanque de água assusta moradores de Piaçabuçu

Pelo menos uma residência teve parte destruída pela força das águas

O rompimento de um tanque para armazenamento de água bruta ocorrido neste domingo (24), em Piaçabuçu, assustou moradores próximo ao reservatório e causou prejuízo em pelo menos uma residência.Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os estragos causados pelo rompimento dos tanques. Nas imagens, é possível ver parte de uma casa próxima destruída e um veículo, que teria sido arrastado da garagem pela força da água, danificado.

Inaugurados em março do ano passado, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, os tanques consumiram investimentos de cerca de R$ 10 milhões, oriundos dos recursos da cobrança pelo uso da água.

Segundo o comitê, os tanques têm como objetivo a reserva de água bruta, além das estruturas acessórias para a captação e adução de água, que incluem a implantação de sistema de captação a fio d’água, implantação de elevatória de água bruta, incluindo fornecimento e montagem de plataforma flutuante, ancoragem e dois conjuntos de moto bomba.

Em nota, o comitê informou que neste momento técnicos estão no local analisando a causa do incidente e avaliando os danos causados e os impactos resultantes do rompimento. “Medidas preventivas foram tomadas para preservação do sistema. O Corpo de Bombeiros também já foi acionado e já está se deslocando para o local”, informou.

Leia a nota na íntegra:

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) informa que foi registrado, na tarde deste domingo (24/03), o rompimento de uma flange (peça de ligação entre tubos) de um dos reservatórios de água do Sistema de Abastecimento de Água de Piaçabuçu (AL).

No momento, técnicos estão no local analisando a causa do incidente e avaliando os danos causados e os impactos resultantes do rompimento. Medidas preventivas foram tomadas para preservação do sistema. O Corpo de Bombeiros também já foi acionado e já está se deslocando para o local.

Ressaltamos que, apesar dos danos observados, não houve registro de vítimas. No entanto, representantes do CBHSF e da Companhia de Saneamento do Estado de Alagoas (CASAL) acompanham de perto a situação e trabalham em conjunto com os órgãos competentes para garantir a segurança no local e iniciar os trabalhos de reparação dos danos ocorridos. Os tanques pulmão foram entregues em março de 2023 para a CASAL que, desde então, é responsável pela operacionalização do sistema.

Informamos que o abastecimento de água da cidade não corre risco. A CASAL está operando com os reservatórios restantes.

Fonte Gazetaweb

Sair da versão mobile