A Procissão do Senhor Morto, nesta sexta-feira (29), acompanhada da Banda da Sociedade Musical Penedense levou uma multidão de fiéis católicos penedenses, às ruas de Penedo. Em referência à paixão e morte de Jesus, esses fiéis se reuniram na tarde de hoje na Catedral Diocesana, para seguir o ritual tradicional de preparação para a procissão do Senhor Morto presidido pelo o Bispo D. Valdemir Ferreira. O cortejo, que aconteceu após a cerimônia da Liturgia da Paixão, faz parte do calendário da Igreja Católica, e faz alusão à morte de Jesus Cristo, relembrada pelos cristãos.
“Nós, no jejum, na oração, no silêncio, celebramos esse mistério da morte do senhor. Para nós, a morte de Jesus não é uma questão de lamentação é uma questão de gratidão”, declarou um dos religiosos que acompanhava o cortejo religioso. A procissão tem como objetivo lembrar o momento em que os discípulos retiraram o corpo de Jesus Cristo da cruz e o sepultaram.
Hoje é o único dia do ano em que não é realizado missa, apenas uma celebração litúrgica da Paixão do Senhor, que consiste de três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz (Jesus Crucificado) e Sagrada Comunhão.
Por Geraldo José