Governo libera consulta sobre valores do PIS/Pasep; confira calendário

Trabalhadores da iniciativa privada e de órgãos públicos já podem saber se têm direito ao pagamento do abono do PIS/Pasep de 2024. A consulta sobre os valores a receber está liberada a partir desta segunda-feira (5) no aplicativo da Carteira Digital ou no portal Gov.br. Também é possível saber se há valores a receber de anos anteriores.

Em dezembro, o governo divulgou o calendário de pagamentos do abono do PIS/Pasep de 2024. O benefício é distribuído a trabalhadores que tiveram registro de atividade remunerada durante o ano de 2022.

Os pagamentos serão feitos no período de 15 de fevereiro a 27 de dezembro no ano que vem.

Decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), responsável por deliberar sobre o benefício, aponta que 24,5 milhões de trabalhadores terão direito a algum saque neste ano, o que representa um dispêndio de R$ 23,9 bilhões.

O abono salarial será pago aos trabalhadores de empresas privadas, que integram o PIS, por intermédio da Caixa Econômica Federal, e aos trabalhadores da Administração Pública, que integram o Pasep, pelo Banco do Brasil.

PIS, para trabalhadores de empresas privadas

Pasep, para quem trabalhou em empresas públicas

As informações sobre os trabalhadores que têm direito ou não ao Abono Salarial, poderão ser consultadas, a partir do dia 5 de fevereiro de 2024, na carteira de trabalho digital ou no portal Gov.br.

Quem pode sacar

O abono é concedido aos trabalhadores que:

Qual o valor?

O valor corresponde ao valor do salário-mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.

Metrópoles
Sair da versão mobile