Eleição na Argentina: termina horário de votação, e resultados devem sair a partir das 21h

Argentinos foram às urnas neste domingo (19) para escolher novo presidente, com empate técnico e alta rejeição de ambos os candidatos. Quem vencer toma posse em 10 de dezembro para 4 anos de mandato.

O secretário-geral da Presidência da Argentina, Julio Vitobello, afirmou na noite deste domingo (19) que os resultados deste 2º turno serão publicados quando estiverem “consolidados” e “representativos”

Em uma declaração para a imprensa, Vitobello destacou ainda a transparência do sistema eleitoral argentino. “A vontade popular nunca foi alterada nos 40 anos de democracia e faz parte do pacto democrático”, disse.

Problemas com cédulas de votação

Problemas com cédulas de votação neste 2º turno foram reportados, incluindo denúncias de cédulas rasgadas e o uso das mesmas cédulas das primárias nas mesas de votação. Por causa disso, Malena Galmarini, esposa do candidato da União pela Pátria, Sergio Massa, defendeu a contagem das cédulas danificadas. Por outro lado, Karina Milei, irmã de Milei, solicitou à Justiça Eleitoral a validação das cédulas das Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso), realizadas em agosto.

Até o momento, a Câmara Eleitoral ainda não se pronunciou sobre as propostas para a validação das cédulas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

76% dos eleitores já votaram

A Câmara Eleitoral da Argentina informou que, até as 18h, 76% dos eleitores já votaram. As urnas foram fechadas às 18h. Os eleitores que ainda estão nas filas vão poder votar.

Horário de votação termina

Termina a votação na Argentina. Ao contrário do Brasil, a contagem dos votos é manual, com cédulas. O processo começa agora, mas os primeiros resultados só devem sair a partir das 21h.

Os eleitores que ainda estão nas filas vão poder votar. A Câmara Eleitoral afirmou há algumas horas que 62% dos eleitores já haviam votado.

Namorada de Milei vota em Buenos Aires

Fátima Florez, namorada de Javier Milei, votou perto das 17h em uma escola do bairro de Palermo, em Buenos Aires. Segundo a imprensa local, questionada sobre quais são as suas expectativas, ela disse que está tranquila e com os pés no chão. “Votei com o coração”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Votação no exterior

Segundo o jornal “Clarín”, em alguns locais de votação no exterior, os votos deste 2º turno já foram computados.

Na Espanha, onde 11.306 eleitores votaram, os números ficaram assim:

  • Javier Milei (La Libertad Avanza): 69%
  • Sergio Massa (Unión por la Patria): 31%

Já em Paris, Massa venceu por quase 18 pontos de vantagem:

  • Sergio Massa (Unión por la Patria): 56%
  • Javier Milei (La Libertad Avanza): 38,7%

Na capital francesa, outros 4,4% foram votos em branco e 1% foram nulos.

A duas horas do fechamento, cerca de 62% dos eleitores votaram

A Câmara Eleitoral da Argentina informou que às 16h, faltando duas horas para o fechamento das urnas, que cerca de 62% dos eleitores votaram. As urnas abriram às 8h, e serão fechadas às 18h.

Fonte g1

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo