13º CIRCUITO PENEDO DE CINEMA IMPULSIONA A ECONOMIA LOCAL

Por Arthur Vieira

O 13º Circuito Penedo de Cinema proporciona diversas experiências culturais para a população penedense e para os turistas que chegam à cidade na intenção de prestigiar a programação. Porém, além das exibições dos filmes e da grade de programação intensa, o evento ainda é responsável por impulsionar a economia local durante os sete dias que ocupa o centro histórico da cidade.

Nesse período, bares, restaurantes, lojas de artesanato, hotéis, pousadas e atrativos turísticos ganham novos clientes e visitantes, como é o caso das acomodações da região, que já registram 100% de ocupação entre os dias 17 e 19 de novembro.

O senhor José Braz, dono da pousada e do supermercado que leva o sobrenome da família, relata que o movimento dos estabelecimentos teve um aumento expressivo durante o período. “É muito bom, porque movimenta tudo, é turismo e cinema, uma combinação que faz a cidade de Penedo brilhar ainda mais. Quem vem uma vez pra nossa pousada, sempre volta”, relatou o anfitrião.

 

Maike Vieira, proprietário e idealizador do Galpão Zureta, loja de artesanato e agência de turismo, é outro que celebra a chegada do Circuito. “O aumento da procura por souvenirs e atrativos turísticos é grande durante o período do evento, movimentando toda a cadeia produtiva do Galpão”, afirmou o comerciante.

O incentivo econômico que eventos como o Circuito Penedo de Cinema trazem para Penedo é também um passo significativo na consolidação de ações de proteção, preservação e promoção das manifestações culturais locais, como mais uma maneira de fortalecer a cidade como referência no turismo cultural.

Um dos restaurantes que têm se beneficiado com a vinda do Circuito Penedo de Cinema é o já conceituado restaurante Grande Chico, que tem atendido grande parte do público do evento. A dona Genilsa Silva, expressa sua alegria com a chegada do evento “Teve um aumento do movimento aqui no restaurante, não sei dizer em números, mas é muita gente todo dia aqui no restaurante, daqui pro fim do festival muita gente ainda vai saborear nossos pratos!”, conta, empolgada.

Segundo Karlinne Cordeiro, diretora de economia criativa de Penedo e produtora do Circuito, os cineastas são valiosos multiplicadores para divulgar Penedo como uma destinação turística. “Atuantes do mundo do cinema são celebridades para uns e exemplos atrativos para outros. Nós garantimos que os participantes levem boas e inesquecíveis lembranças”, promete.

A diretora de economia criativa de Penedo ainda destaca que a indústria criativa é transversal e envolve diversos setores que impactam diretamente no PIB, trazendo resultados importantes de várias naturezas. “São muito mais do que números para a nossa economia”, afirma, “acredito também no impacto positivo na qualidade de vida”.

O Circuito Penedo de Cinema é cultura, diversão, economia criativa e principalmente dinheiro no bolso da população penedense, fomentando dos pequenos aos grandes negócios da cidade.

Fonte assessoria

Sair da versão mobile