A programação desta terça-feira (14) do 13º Circuito Penedo de Cinema conta com atrações para os mais diversos gostos. O dia começa com a oficina de introdução ao stop motion, ministrada por Andréa Paiva no Centro de Cultura e Extensão Universitária (CCEU), a partir das 8h. Já às 14h, tem a oficina de pré-produção do curta “Omnira”, com Francisco Gaspar, voltada exclusivamente para a comunidade do Quilombo Tabuleiro dos Negros. Ambas as atividades são promovidas pelo 13º Encontro do Cinema Alagoano.
Também às 14h, no Cine Penedo, acontece o primeiro dia do 10º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental, com produções que dialogam com a preservação do meio ambiente. Mais tarde, a partir das 19h, o equipamento também é palco do 13º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, que conta com obras produzidas nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de cinema de todo o Brasil.
Às 16h, a praça 12 de Abril sedia a tradicional feira de empreendedores culturais, que se estende pelos sete dias de evento e se constitui como uma das iniciativas do Circuito para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico na região do Baixo São Francisco. No mesmo local, ainda ocorre a Mostra de Cinema Livre, com mais de dez filmes exibidos no telão montado em praça pública, a partir das 19h30.
Ainda no histórico Cine Penedo, às 17h, acontece a exibição do longa-metragem “Lobby do Batom”, de Gabriela Gastal, seguido por um bate-papo com a presença da diretora, da radialista Martha Martyres e de Mariana Calixto Barbosa, Secretária da Mulher do município de Penedo. Às 20h, a exibição do longa-metragem “Rio do Desejo”, de Sérgio Machado, encerra o dia de programação.
Todas as atrações que estavam previstas para acontecer no Centro de Convenções Zeca Peixoto (antigo Cine São Francisco) foram transferidas para o Cine Penedo.